SEMANÁRIO
25/09/2019 ENCONAE 2019 em São Carlos. O CAE Santana de Parnaíba teve o privilégio de mais uma vez participar. O objetivo de compreender a importância social do PNAE, de conhecer os mecanismos de funcionamento do programa, de tomar consciência das funções e das responsabilidades dos conselheiros, de fortalecer a articulação  entre o CAE Estadual e Municipal e de orientar conselheiros e nutricionistas foram totalmente alcançados. Interagimos com outros CAEs e aprendemos.

Magda Ribeiro
Conselheira presidente do CAE gestāo 2017/2021

03/05/2019 Verificação de Notas Fiscais - DANFEs - para melhor responder ao questionário do SIGECON referente ao ano de 2018. Tarde intensa entre papéis e mais papéis, mas com a sensação de estar fazendo o melhor que podemos na fiscalização do que foi comprado e entregue aos mais de 30 mil alunos da rede municipal e conveniadas da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba/SP.

25/04/2019 Conselho de Alimentação Escolar inicia visita às unidades escolares em Santana de Parnaíba-SP
Hoje foi um dia importante para o Conselho de Alimentação Escolar, pois iniciamos o cumprimento do que reza a lei 11947/09 no artigo 19 item III e nosso Regimento Interno, para o ano de 2019. Foram visitados seis colégios no bairro São Pedro, sendo eles: CM Ulysses Silveira Guimarães, CM Dr. Paulo Octávio Botelho, CM Pref. Bernardino Marques da Silva, CM Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira, CM Cora Coralina e CM Pe. Gregor Karl Lutz, em duplas de Conselheiros titulares e suplentes. As visitas são realizadas periodicamente nas unidades escolares municipais, nas ETECs, no Setor de Merenda e nas conveniadas; relatórios são emitidos com sugestões de ações para melhoria do serviço prestado. No próximo mês seguiremos com as visitas em outro bairro do Município. E, seguindo o que manda a Resolução/CD/FNDE nº 26 2013 em seu artigo 36 c) "transporte para deslocamento dos membros aos locais relativos ao exercício de sua competência, inclusive para as reuniões ordinárias e extraordinárias do CAE", a E.Ex., através da Secretaria Municipal de Educação, cedeu transporte para essa nossa visitação.

Importante frisar que os cardápios escolares são elaborados pelas nutricionistas do Setor de Merenda da Secretaria Municipal de Educação e são formulados em seus micros e macros nutrientes diários, de acordo com a faixa etária. Necessário também mencionar que as crianças e os adolescentes que apresentarem quaisquer restrições alimentares nas diversas patologias, disponibilizamos alimentação diferenciada.
 

25/04/2019 CM Alvaro Ribeiro apresentando as "meninas" Agentes de Alimentação Escolar e agradecendo a Secretaria Municipal de Educação de Santana de Parnaíba/SP: " Mesmo que a palavra "obrigado" signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto seu gesto atencioso e delicado foi importante para nós... Obrigada pela instalação dos toldos nas janelas da cozinha proporcionando melhores condições de trabalho". O CAE agradece a dedicação das Agentes de Alimentação Escolar e a Secretaria Municipal de Educação pela parceria

26/03/2019 - O Conselho de Alimentação Escolar de Santana de Parnaíba-SP teve a honra de participar da reunião ordinária dos diretores das unidades escolares, nesta data. O senhor Secretário Municipal de Educação numa demonstração de parceria, acatou solicitação deste Conselho e explicamos aos senhores diretores o que é o Conselho de Alimentação Escolar, sua finalidade de existência e, principalmente, solicitamos que nos ajudem, na forma de cúmplices, a contribuir cada vez mais com a excelente alimentação oferecida aos nossos mais de 30 mil alunos diariamente. Agradecemos o apoio e contamos com todos aliados à melhoria contínua

31/10/2018 - Ontem foi um dia importante para o CAE Santana de Parnaíba/SP, pois tivemos a oportunidade de nos direcionar aos 70 diretores de unidade escolares do Município. Privilégio de falar e informa-los sobre o CAE. Hoje também foi dia de real importância, pois nossa reunião ordinária correu de forma tranquila e proveitosa. Até conseguimos realizar, após um ano, nossa foto oficial. Gestão 2017/2021 contribuindo de forma efetiva o papel de Conselheiro além da eficiente parceria das Nutricionistas

27/09/18 Santana de Parnaíba no ENCONAE na cidade de São Carlos. Os Conselheiros Eliseu Neves da Silva e o Conselheiro Nilton José Jardim estão representando o CAE Santana de Parnaiba nesse importante evento sobre Alimentação Escolar. Capacitação necessária para melhor desempenho dos Conselheiros.

Encontro Regional de Conselheiros de Alimentação Escolar" que aconteceu no auditório da Natura em Cajamar. A senhora presidente Magda Ribeiro Pinto da Silva do CAE Santana de Parnaíba fez palestra sobre "Como Organizar um plano de trabalho no CAE - o que incluir?

Na reunião ordinária de Julho (25/07/2018) tivemos a grata presença da Conselheira Marta Dantas do CAE São Sebastião. Esse intercâmbio entre os CAEs são imprescindíveis para o aprendizado de ambos os lados. Na foto: de preto a presidente do CAE Santana de Parnaíba Magda Ribeiro Pinto da Silva, ao lado e de blusa amarela está a Conselheira Marcia Dantas de São Sebastião, ao lado a Conselheira Susi Spitaletti de Santana de Parnaíba e nosso representante Conselheiro Nilton José Jardim de Santana de Parnaíba.

08/08/18 Santana de Parnaíba prestigiará o Prêmio CAE de Participação Social

O PRÊMIO CAE de Participação Social é uma forma de reconhecimento e estímulo às ações afirmativas do controle social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os objetivos do PRÊMIO CAE de Participação Social são:

  • Identificar práticas de participação social inovadoras ou exitosas;
  • Difundir a relevância do controle social nas políticas públicas;
  • Fortalecer a participação social do PNAE nos estados e municípios;
  • Dar visibilidade às ações dos Conselhos de Alimentação Escolar;
  • Estimular processos organizativos que contribuam para ampliar e qualificar a participação da sociedade no acompanhamento da execução do PNAE;
  • Valorizar experiências que geram impactos positivos na gestão e execução do PNAE;
  • Reconhecer e divulgar ações de fortalecimento da atuação de Conselhos de Alimentação Escolar, para que possam ser difundidas e replicadas.

E quem pode participar do PRÊMIO CAE de Participação Social?

Todos os Conselhos de Alimentação Escolar dos municípios, dos estados e do Distrito Federal! Devem estar com mandato vigente no dia da inscrição. E veja só: as inscrições são gratuitas, e vão de 1º a 19 de agosto. Basta o conselheiro escrever um relato de até três páginas e preencher a ficha de inscrição.

Ah! Tem uma coisa muito importante: o “Termo de Aprovação do Relato”, com a assinatura de pelo menos quatro membros do Conselho. Este documento indica que o conselho está de acordo com a participação no concurso. Afinal, o CAE é um colegiado e as decisões têm de ser do grupo.

Os relatos destacados receberão um selo e farão parte da publicação “Caderno do Prêmio CAE de Participação Social”, que será distribuída para outros CAEs.

Para avaliar os Relatos de Experiência dos conselhos de alimentação escolar, será formada uma comissão julgadora qualificada, com representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil e de universidades. Serão considerados os seguintes critérios:

  • Caráter inovador e criativo
  • Possibilidade de replicação
  • Caráter continuado da ação
  • Estímulo à autonomia do CAE e à participação social
  • Parcerias e articulação
  • Atenção às diretrizes do PNAE
  • Efetividade do controle social – Resultados da Ação
  • Serão escolhidos três relatos de cada região do Brasil. Ou seja: serão 15 relatos premiados!

http://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-campanhas/prêmio-cae-de-participação-social