DRAMA DA PAIXÃO

Realizado na Semana Santa, a encenação é opção garantida para quem quer reviver uma das mais emocionantes histórias da humanidade: o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ambientado em um espaço cenográfico de 15 mil m², às margens do Rio Tietê, o espetáculo é considerado por críticos do gênero, como um dos maiores do país.
CARNAVAL

Em Santana de Parnaíba é festa de rua. Os moradores tomam para si o Centro Histórico e caem na folia, há muitas décadas. O Grito da Noite, manifestação folclórica secular, é a abertura oficial do carnaval parnaibano. Na sexta feira, a cidade, às escuras, espera pelo toque dos tambores, seguindo a tradição folclórica de origem africana (samba de bumbo). Os cabeções, que acompanham o cortejo, são uma das mais legítimas representações da arte popular que só existem em Santana de Parnaíba.
FESTA DO CURURUQUARA

Misto de festa religiosa em louvor a São Benedito e de comemoração pela abolição da escravatura, o evento reúne reza cabocla, missa e procissão.
O caráter cultural do evento é manifestado por apresentações de samba de bumbo liderado pelo Grupo 13 de Maio, mais conhecido como Samba do Cururuquara, composto, em sua maioria, por descendentes de escravos.
CORPUS CHRISTI

É uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes à cidade. Diversas ruas do Centro Histórico são ornamentadas com um tapete de serragem colorida de 850 metros, confeccionado pelos moradores da cidade. As ilustrações, com motivos religiosos, surpreendem pelo capricho e perfeição e as missas e a procissão completam o evento.
FESTA DA PADROEIRA SANTA ANA - 26 DE JULHO

Comemoração do Dia de Santa Ana, avó de Jesus Cristo e padroeira da cidade. Várias atividades religiosas e culturais são realizadas para festejar a data. O dia começa com a tradicional Alvorada, orquestrada pela Banda da Guarda Municipal Comunitária, que percorre as ruas do Centro Histórico, seguida de missa e, ao final da tarde, procissão.
ENCONTRO DE ANTIGOMOBILISMO

Realizado no último domingo de junho, as ruas do Centro Histórico são tomadas por raridades que retratam a evolução da história do automóvel no Brasil. O conjunto arquitetônico é o cenário ideal para exposição destes veículos.
PRESÉPIO E CANTATAS DE NATAL

É também tradição na cidade a ornamentação do Centro Histórico com a confecção de um dos maiores presépios do Estado, além das milhares de lâmpadas que decoram a Praça 14 de Novembro e as edificações tombadas do seu entorno. O Presépio conta com peças, como bonecos e animais mecanizados em tamanho real. Outra atração são as Cantatas de Natal, apresentadas na primeira semana do evento.
ARTES E ARTESANATO

Acontece todos os domingos na Praça 14 de Novembro, Centro Histórico, a “Feira de Artes e Artesanato”.
Horário de Funcionamento: das 11h0o às 17h00.
MÚSICA NA PRAÇA

Apresentações musicais no Coreto Maestro Bilo, realizadas no espaço, se apresentam variados grupos e gêneros, entre eles MPB e Choro.
Todos os domingos, das 15h às 17h