CONHEÇA SANTANA DE PARNAÍBA - TOUR VIRTUAL 360º
IGREJA MATRIZ DE SANTA ANA
Considerada o marco mais importante da cidade, a construção do século XIX, em estilo eclético, possui piso em canela preta e altares que acompanham a antiga liturgia, anterior ao Concílio Vaticano II.

Local: Largo da Matriz, s/n - Centro Histórico
CINE TEATRO CEL RAYMUNDO
Espaço de arte existente desde o final do século XIX, que fez e faz parte das tradições parnaibanas, conhecido também como Cine Parnahyba ou Parnaíba Cinema, também foi palco de apresentações teatrais.

Rua Suzana Dias, 300 – Centro Histórico
CASARÃO PAULO FLORÊNCIO
O sobrado construído por volta do século XVII e tombado pelo IPHAN em 1958, é um exemplar típico das construções paulistas com paredes estruturais em taipa de pilão e coberta com telhas capa canal, portas altas com bandeiras e balcões com vestígios de muxarabi. (agendamentos no CINTUR)

Largo da Matriz, 19/25 – Centro Histórico
MUSEU CASA DO ANHANGUERA
O imóvel da segunda metade do século XVII é o único remanescente de casa bandeirista urbana. Com paredes estruturais em taipa de pilão, a edificação possui grande valor histórico e arquitetônico. (agendamentos no CINTUR)

Largo da MAtriz, 09 - Centro Histórico
MONUMENTO A SUZANA DIAS
Inaugurado em 2001. A cidade presta uma homenagem a Suzana Dias, nascida no século XVI, mameluca (ascendência índia e portuguesa), filha de Lopo Dias e Beatriz, neta do cacique Tibiriçá. Suzana Dias fundou a cidade, juntamente com seu filho André Fernandes.

Local: Largo da Matriz
CEMIC
Reúne, organiza e preserva acervos documentais, em diferentes suportes, sobre a história da cidade e da região. Disponibiliza o acervo para consulta no local. Possui um espaço para exposição e outros eventos de interesse da comunidade.

Largo da Matriz, 49 - Centro Histórico