Acontece, no Centro de Educação para Sustentabilidade, o último encontro do Professor Sustentável


Neste sábado, 13/12, aconteceu o último encontro do projeto Professor Sustentável, realizado pelo Centro de Educação para Sustentabilidade (CES), da Fundação Alphaville, em parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Educação, para professores de todos os níveis. Desde 11/10, eles participavam do curso, no próprio CES, que teve por objetivo preparar os professores para desenvolverem Educação Ambiental de forma paralela as demais disciplinas e projetos.
Ao todo, 37 professores participaram dos oito encontros. Fizeram parte do programa, aulas como “Ecologia Profunda”, “Educação para a Sustentabilidade”, “Políticas Públicas” e “Cardápio de Ecoferramenta”.
A iniciativa surgiu da necessidade de atender às novas demandas que prevêem um ensino mais plural e objetivam o total desenvolvimento do aluno, como a Política Nacional de Educação Ambiental que estabelece tal exercício. Dessa forma, espera-se que as práticas em sala de aula ganhem uma nova abordagem, passando a incorporar conceitos da sustentabilidade, e que a Educação Ambiental seja tratada como tema transversal componente do plano de aula.
No encontro, muitos professores falaram sobre suas conclusões a respeito da formação. Eles expressaram o quanto à iniciativa foi válida ao passo que promoveu mudanças de visões e valores. Eles se comprometeram em desenvolver o tema nas aulas e ainda destacaram o recorte pessoal de sustentabilidade e ecologia que apreenderam, o qual trata de ações nesse sentido que promovem o bem-estar individual e, assim, um consequente reflexo na comunidade.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação