Alunos do Jovem Sustentável são homenageados por participação no Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente


Na quinta (13/08), no Cine Teatro Coronel Raymundo, foi celebrada uma cerimônia de homenagem aos alunos da 16ª edição do Programa Jovem Sustentável pela participação do curta metragem produzido por eles no Circuito Tela Verde - 2014, projeto desenvolvido pelos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. O evento contou com a presença dos pais, diretores de colégios, do vice prefeito Oswaldo Borelli e outras autoridades municipais.
O curta metragem “Entre Favela e Comunidade” foi feito como trabalho final do Programa Jovem Sustentável e aborda a desocupação de terrenos na área conhecida como Vila Poupança para a construção de um empreendimento e do seqüente remanejamento das famílias para moradias populares. Os autores do vídeo, à época, cursavam o 9º ano do Colégio Educador Paulo Freire e são moradores ou alunos do colégio que fica no bairro mostrado na produção.
Inscrito para participar da concorrida seleção com vídeos de espaços educadores de todo país, o curta foi escolhido para compor o Circuito Tela Verde, desenvolvido para promover regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Ela reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. 
O objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. 

Programa Jovem Sustentável
O Jovem sustentável é desenvolvido em parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a Fundação Alphaville, através do CES e visa oferecer formação sobre Educação Ambiental. O curso tem duração de dois meses e as aulas com especialistas ocorrem uma vez por semana no próprio CES de módulos como de Permacultura, Biomas, Teatro Social e Educomunicação e a ideia é preparar os jovens para que se tornem cidadãos atuantes, aptos a desenvolver soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável que colaborem com a vida do planeta e do ser humano. Outro ganho potencial é o despertamento de futuros profissionais da área, como já ocorreu com ex-alunos do curso.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação