Alunos de Santana de Parnaíba são medalhistas na 9ª OBMEP e ganham Bolsa Científica de Matemática


Os alunos Erick Mesquita Duarte (12), 7º ano, e Rivaldo Lima Freitas (14), 9º ano, dos Colégios Municipais Padre Anacleto de Camargo e Prof. Imídeo Giuseppe Nérice, respectivamente, ganharam medalha de Bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2013, além de bolsa científica para estudar matemática em instituições reconhecidas. Eles participaram das duas etapas da prova e tiveram bom desempenho que se deve a aptidão e esforço deles, assim como, ao ensino de qualidade e à preparação de seus professores.
O resultado foi divulgado no fim de novembro pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), organizador do concurso e, agora, Rivaldo Lima Freitas passa a fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. Já Erick Mesquita Duarte, que é medalhista pelo segundo ano consecutivo, dá continuidade à bolsa que já usufruía. O município ainda conta com uma menção honrosa, que foi conferida à aluna Hiandra Pereira Gomes da Silva (12), 7º ano, também do Colégio Municipal Prof. Imídeo Giuseppe Nérice.
A bolsa tem duração de 12 meses e vale para diversos pólos de estudo de São Paulo. Para Erick Mesquita Duarte, que pretende ser engenheiro, a bolsa o coloca a frente de muitos e vai facilitar sua apreensão da disciplina no Ensino Médio e faculdade, e o ajudará na sua rotina profissional.
Sobre o resultado, para o professor de matemática Paulo Roberto Marques de Araujo o é mérito de seu aluno, mas também da família e da estrutura de ensino no município e citou “prefeitura, Educação e direção escolar. Essas são peças de uma engrenagem de um sistema que permitiu que Erick conseguisse essa conquista”.
Santana de Parnaíba fez boa participação na prova, pois, dos 12.806 alunos dos níveis de ensino Fundamental e Médio que participaram da 1ª fase da prova, foram convocados para etapa final, 799. O número é considerado expressivo porque participam da prova todos os colégios públicos, municipais, estaduais e federais, do país.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação