Alunos da rede participam de curso sobre Educação para sustentabilidade


O Programa Jovem sustentável, desenvolvido pela Fundação Alphaville com apoio da prefeitura por intermédio da secretaria Municipal de Educação, retomou suas atividades em abril com início das aulas-oficinas. O curso ocorre no Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) em Alphaville. Os alunos participantes desta edição são do 8º e 9º ano dos colégios Hortência e Paulo Freire, respectivamente.
O programa com foco na Educação para sustentabilidade visa atender jovens estudantes do ensino fundamental para que sejam aptos a desenvolver trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável e se tornarem cidadãos atuantes, aptos a elaborar soluções criativas que colaborem com a vida do planeta e do ser humano como um todo.
Cada colégio representa uma turma com 30 alunos, em média. Eles têm duas aulas de quatro horas por semana. Alguns dos módulos pelos quais os alunos passam durante os dois meses de curso são Permacultura, Cultura de Biomas, Cultura e Identidade, Teatro Social e Educomunicação.

O CES

A construção do CES Alphaville foi planejada e executada com diversas técnicas sustentáveis integradas, como por exemplo: as paredes de tijolos ecológicos, que não precisaram passar pelo processo de queima, evitando assim a emissão de gases poluentes; o “teto verde”, telhado coberto por vegetação que proporciona conforto térmico e acústico, tanto no inverno como no verão; as paredes de pau-a-pique; a horta orgânica e os jardins plantados nos conceitos da permacultura; cisterna para captação e reaproveitamento da água da chuva; o biodigestor, do qual deriva o biogás utilizado na cozinha; estrutura de bambu; a composteira e o minhocário para tratamento de resíduos sólidos; energia eólica e solar; piso de borracha de pneu; deck feito com plástico de garrafas pet; dentre outras técnicas.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação