Alunos da rede tem acesso direto e gratuito ao Senai-Fazendinha por meio do Pronatec


Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria Municipal de Educação encaminhou, no fim de fevereiro, 50 alunos para os cursos técnicos de Eletroeletrônica e Eletromecânica, de dois anos, do Senai Suzana Dias, na Fazendinha.
Eles foram encaminhados diretamente, sem avaliações, fazem o curso gratuitamente e têm acesso garantido à vaga de trabalho após a conclusão do curso. Agora, estima-se que mais 96 vagas sejam direcionadas a alunos da rede no início de 2015.
O sistema para cadastramento de alunos abre automaticamente para a rede estadual de ensino e, dessa forma, não havia garantia de vagas destinadas aos alunos da rede municipal, de forma direta e gratuita, mesmo havendo um Senai em Santana de Parnaíba, enquanto para outros municípios isso era possível.
 Então, a SME reuniu-se com a Secretária Estadual de Educação e com Senai para articular uma forma de beneficiar os alunos do município. E, desse modo, as vagas foram pleiteadas, e a Secretaria se tornou demandante, conseguindo, portanto, se tornar beneficiária do programa.
Segundo o diretor pedagógico de ensino, Prof. Sandro Aparecido Ferreira, que participou da reunião com representantes da rede estadual de ensino e do Senai, isso é uma “grande vitória [...] para nós, soava injusto nossos alunos, moradores do município, não terem esse acesso ao curso estando tão próximo, enquanto outros municípios serem beneficiados por fazer parte da rede estadual”.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação