Alunos de Santana de Parnaíba participam da Blitz Educativa para conscientizar motoristas sobre ações que preservam a vida


Uma blitz diferente aconteceu no posto de combustíveis Graal, na altura do Km30 da Rodovia Castello Branco sentido interior, na terça (17). Os motoristas que passaram por lá foram abordados por crianças que deram uma verdadeira aula sobre segurança e cidadania no trânsito.  Trata-se da Blitz Educativa promovida pelo Grupo CCR Via Oeste-Rodoanel com os alunos que fazem parte do Programa Estrada para Cidadania, desenvolvido pela empresa em parceria com os municípios da região. Santana de Parnaíba é uma parceira do programa e foi representada por quatro alunos da rede.
Quando perguntada sobre o que falaria quando abordasse um motorista, Ana Beatriz da Silva Bonfim, de oito anos, prontamente respondeu “vou falar do espelhinho do carro, que é a primeira coisa que tem que arrumar pra sair e depois do cinto de segurança”.
Ela e os três colegas, Luan Benedito T. da silva (09), Mauro Vinícius da S. Moreira (09) e Michelly Figueiredo Barreto (09), são alunos do 4º ano do Colégio Municipal Profª Ruth de Azevedo S. Rodrigues e, na ocasião, além de checarem com os motoristas itens de segurança, eles propuseram reflexões acerca da cidadania e preservação do meio ambiente quando se está no comando de um automóvel. Também conheceram uma ambulância da empresa, participaram de uma simulação de resgate e confeccionaram sacolinhas de lixo para carro.
A erudição dos alunos em relação ao tema no momento da abordagem dos motoristas foi desenvolvida ao longo desse ano em aulas semanais sobre Educação no Trânsito, nas quais eles usam uma apostila exclusiva do programa que traz conceitos e informações, além de inúmeras propostas de atividades. Peças teatrais, concurso de desenho e elaboração de cartas para serem entregues nos pedágios são alguns exemplos das ações do programa. Vale lembrar, que os professores recebem formação para executarem o projeto em sala de aula.
E para não restar dúvidas sobre o efeito do programa, Luan Benedito T. da Silva contou que antes de participar do programa não sabia da importância do uso do cinto de segurança, que “nem lembrava” e nunca prestava a atenção se a família usava; hoje, porém, ele não deixa ninguém sair se não estiver sob a proteção do item.

Programa Estrada Para Cidadania

É um programa de Educação no trânsito, voltado aos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que espera ao disseminar conhecimentos sobre meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e segurança no trânsito, cumprir com seu propósito de preservar a vida. Além de Santana de Parnaíba, onde a parceria completou seis anos, em 2013, ele existe em outros 17 municípios que fazem parte do sistema de atuação do Grupo CCR Via Oeste-Rodoanel.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação