Alunos do Dr. Sebastião Athayde concluem oficina de fotografia “Escola do Olhar”


“Perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo”. Sob este lema, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) ImageMagica promoveu, em parceria com a prefeitura por meio da Educação, o projeto Escola do Olhar em oito encontros com alunos do 6º e 8º anos do colégio Dr. Sebastião Athayde que visa a alfabetização visual. De 01 a 23 de setembro, duas vezes por semana, 60 alunos passavam pela oficina de fotografia digital.
No último encontro ocorreu também a entrega de certificados que e contou com a participação do fundador da Oscip, André François, de colaboradores do projeto, e de representantes da Secretaria de Educação. A ocasião também contou com uma exposição de todo o material desenvolvido pelos adolescentes em suportes suspensos e em monóculos.
O tema trabalhado durante os encontros foi Meio Ambiente e a ideia era transmitir aos educandos o lema da organização, sobre ser necessário perceber seu entorno para daí então transformá-lo, enquanto eles aprendiam noções de enquadramento, proporção, luz, entre outras.
O projeto chegou ao município por indicação da CCR Via Oeste Rodoanel, colaboradora da Oscip, que é parceira de Santana de Parnaíba em outro projeto, o Programa Estrada para Cidadania.
Clique aqui para visualizar as fotos

A ImageMágica
Fundada pelo fotógrafo André François em 1995, a ImageMagica desenvolve projetos e documentários fotográficos que promovem educação, saúde e cultura para jovens e adultos.
Por ser uma linguagem universal, a imagem transpõe barreiras, desperta interesses e estimula o envolvimento de todos. Com a atuação em três núcleos de trabalho – institucional, educacional e de documentários –, a ImageMagica provoca nas pessoas um olhar mais crítico sobre o mundo que as cerca, criando condições para o desenvolvimento pessoal e social de cada um.

Sobre André François
. Integrante da Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, um dos maiores acervos fotográficos do Brasil.
. Finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006, iniciativa da Fundação Schwab em parceria com o jornal Folha de S.Paulo.
. Prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte – Ensaio Fotográfico Publicado, para o livro A curva e o caminho, em 2008.
. Finalista do Prêmio da Fundação Conrado Wessel de Arte – Ensaio Fotográfico Publicado, para o livro Escolher e viver, em 2009.
. Menção honrosa no Concurso Nacional das Fotografias de Iniciativa Maternidade Segura, realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em 2011.
. Premiado pelo Syngenta Photography Award, em 2013. As imagens escolhidas, feitas na África, fazem parte do Projeto Vida.
. Parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e fotografias doadas para o banco de imagens da OMS e suas publicações.


Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação