Alunos do SESI Santana de Parnaíba chegam à etapa estadual de torneio de robótica após 2º lugar em seletiva regional


O SESI de Santana de Parnaíba conquistou na quarta, 05/11, o 2º lugar na seletiva regional, em Osasco, do 6º Torneio de Robótica - First Lego League com o projeto “Trackeleto”.  O desafio dessa edição é desenvolver um mecanismo para facilitar o processo de aprendizagem de algo. A equipe “Tracktanas”, composta por oito alunos e duas professoras, desenvolveu uma estrutura que reveste esqueleto e possibilita que ele movimente braços e pernas, facilitando, assim, o ensino sobre o movimento de “alavanca” do corpo.
A estrutura é montada com peças de Lego e o movimento é criado através de uma programação desenvolvida em software e armazenada no NXT, um controle com processador de 32 bits e memória flash. A peça é ligada a um pequeno motor com sensor de rotação que integra a estrutura de lego e garante a movimentação do esqueleto.
O Trackeleto, junção de Tracktanas e esqueleto, é resultado de uma pesquisa interdisciplinar que engloba conceitos de diversas disciplinas. Da matemática, conceitos como função e equação do equilíbrio; da biomecânica, movimentos e alavanca; da física, torque e as Leis de Newton, além do raciocínio lógico e noções de programação.
A pesquisa teve início no começo do ano, quando os alunos se preparavam para uma feira de tecnologia bianual do próprio SESI. O projeto foi sendo desenvolvido nas aulas de Ciência e Tecnologia, disciplina aplicada desde o 1º ano e que se utiliza do material educativo da Lego.
Dentre os diversos itens avaliados, como a inovação da pesquisa e a simetria, precisão e resistência do robô, outro quesito trata dos valores empregados no trabalho. Inspiração, trabalho em equipe, responsabilidade e organização são alguns deles. Este quesito é destacado pela mentora da equipe, profª Priscila Barbini Petta, que ainda considera que “o mais bacana de tudo isso é que eles se divertem muito; aprendem e se desenvolvem desse jeito”. 

Clique aqui para visualizar as fotos

O torneio
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. 
A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia Lego Mindstorms
 
Equipe Tracktanas
Barbara Kolcheski
Stephanie S. Firmino
Lucas R. Cortez Santos
Luiz Augusto Pires
Felipe T. Menchão
Helen Cristina
Beatriz N. Ferreira
Graziele M. Santos
Profª Técnica – Eliana Rosa
Profª Mentora – Priscila B. Petta
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação