Através da Campanha Lacre Solidário do programa Estrada para Cidadania cadeira de rodas é doada para tio de aluno especialmente engajado


O Colégio Benedita Odette foi cenário de uma ocasião emocionante na sexta 15/05. Lá, sob os olhares entusiasmados de turminhas do Ensino Fundamental I, foi feita a entrega de uma cadeira de rodas ao tio de um dos alunos.  O artigo é fruto da Campanha Lacre Solidário, uma das ações do Programa Estrada para Cidadania, e chegou até o colégio em razão da participação singular de um aluno com apoio de sua professora.
Com intuito de promover a conscientização dos alunos acerca da cidadania e questões afins, a campanha consiste em estimular os alunos a arrecadarem lacres de latas de alumínio, do tipo que contém bebidas, para trocar em uma cadeira de rodas. A contagem dos lacres é feita através da medida de uma garrafa pet. Para conquistar o prêmio é preciso somar 140 garrafas pets cheias de lacres.
Através do Estrada para Cidadania, a CCR Via Oeste-Rodoanel lançou em 2013 a campanha para os diversos municípios parceiros. A Secretaria Municipal de Educação que coordena o programa promoveu nos encontros de formação de professores a sensibilização sobre a ação. Para grande satisfação, a campanha aqui deu resultados positivos. A marca de 140 garrafas pets foi ultrapassada e a companhia de concessionárias presenteou o município com a cadeira de rodas.
Em Santana de Parnaíba, 37 colégios fazem parte do programa, são os colégios com 4º e 5º anos, série para as quais ele se destina. Na maioria deles, a ação ficou concentrada nas referidas séries. Mas, no Benedita Odete, foi diferente. Lá, a professora Rosicléa Lourdes passou em todas as salas divulgando a campanha que interessou, especialmente, a um aluno. Seu esforço particular foi determinante para o sucesso da campanha, ele tinha um motivo especial: tentar ajudar seu tio, cadeirante.
Clique aqui para visualizar as fotos

Uma história de persistência
À época, Kauan Monteiro Rodrigues cursava o 2º ano, tinha apenas sete anos e não era aluno do programa, mas se engajou na iniciativa. Ele tinha esperança que se a cadeira de rodas fosse conquistada pudesse ser doada ao seu tio que há mais de dez anos teve os movimentos das pernas paralisados em razão de um acidente de moto. Os colégios promoviam a campanha com esforço, como num trabalho de formiguinha, mas, Kauan já havia conquistado parceiros para o seu sonho, familiares, amigos e até uma ONG, que o ajudavam a ajuntar sacolas cheias.
Antes, os pais de Kauan temeram que o menino pudesse se frustrar já que não havia garantias de que seria possível cumprir com suas expectativas e procuravam lembrá-lo que o importante era ajudar alguém. Mesmo assim, sua mãe, Jussara Monteiro, chegou a conversar com a professora para que ela alertasse o filho sobre os possíveis destinos da cadeira. Embora tenha concordado, a professora não deixou de estimular Kauan a acreditar no seu sonho e convenceu a mãe a se juntar aos esforços.
Jussara convidou as amigas do trabalho que convidaram outros amigos a ajudar, somando pessoas em uma verdadeira rede do bem que permitiu que Kauan doasse para campanha, no segundo semestre de 2014, 33 garrafas pets.  
A cadeira chegou ao município no início de 2015 e a SME passou a fazer uma varredura nas escolas para procurar um destino para ela. Alguém que realmente estivesse precisando do artigo.   Não houve retorno positivo dos colégios; foi a oportunidade que a professora Rosicléa esperava. A primeira cúmplice de Kauan contou à coordenadora do programa a história de persistência do pequeno aluno.
Por mais de um ano, Kauan recolheu os lacres em almoços e passeios em família, também não foram poucas as vezes em que passava horas colocando os lacres que chegavam em sacolas um a um nas garrafas. “Teve um final de semana inteiro que ele e o pai passaram colocando os lacres nas garrafas, eles ficavam cantando enquanto colocavam os lacres” lembrou a mãe com satisfação.
O estimado tio, Adriano Rodrigues, contou emocionado “nós íamos almoçar no pesqueiro e ele ficava ajuntando os lacres; tinha um homem que passava pegando as latinhas, aí ele perguntava ‘você precisa do lacre?’ e pegava os lacres das latinhas”. Assim, a cadeira de rodas não poderia ter outro destino que não fosse o de ajudar Adriano.
A entrega foi bastante emocionante e contou com a participação da orgulhosa família de Kauan, aplaudido de pé pelos colegas. Seu tio agradeceu aos alunos como representantes de todos os colégios participantes e falou que espera que a campanha ganhe cada vez mais força e possa ajudar pessoas como ele que precisam de uma cadeira de rodas nova e não tem condições de comprar.

Estrada para Cidadania 
O programa, que este ano completa oito anos no município, é voltado ao 4º e 5º ano e propõe o trabalho com os temas “Segurança no Trânsito” e “Meio Ambiente”, respectivamente. No município, 37 colégios participam do programa e mais de quatro mil alunos recebem esse complemento na formação, por meio de material exclusivo, atividades extra-curriculares e do preparo dos professores.  Peças teatrais, concurso de desenho e elaboração de cartas para serem entregues nos pedágios são alguns exemplos das ações do programa.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação