Banda Marcial Lyra, de Santana de Parnaíba, conquista título e se destaca em sua primeira apresentação em Concurso de Fanfarras e Bandas


A Banda Marcial Lyra de Santana de Parnaíba ganhou notoriedade no Concurso de Fanfarras e Bandas (Confaban) de Limeira, no mês passado, ao conquistar o terceiro lugar na categoria sênior, o título de melhor Mór de Comando para o professor Laércio Pereira, responsável pela marcha, e por ser eleita a quinta melhor na classificação geral, entre as 25 corporações musicais inscritas. Já famosa no município por suas apresentações em eventos públicos, essa foi a estréia da Banda Lyra em competições.
A corporação, que tem apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, nasceu de um projeto que integra as fanfarras dos colégios da rede municipal criado há um ano. Por meio dele, 130 alunos foram selecionados e, hoje, formam a banda que tem entre instrumentos refinados de sopro e percussão, tem trompas, trombones, tímpanos e vibrafones.
 O responsável pelo projeto e pela corporação é o Maestro Rogério Geneolle que destacou a conquista da banda no mês de seu primeiro aniversário. “O resultado deste trabalho é fruto de muita seriedade, responsabilidade e compromisso. Tudo isto demonstra a importância da iniciação musical através das nossas fanfarras escolares. A banda transmitiu muito sentimento e emoção em sua apresentação. Foi inesquecível, estão todos de parabéns”.
O aluno do Colégio Municipal Prof. Carlos Alberto Siqueira, no bairro 120, e percussionista da banda Moisés de Oliveira descreveu o que sentiu durante a apresentação da banda. “Foi uma emoção sem igual, nunca tinha vivido coisa parecida. Estar tocando para o público e jurados representando o nome da nossa cidade, foi incrível. Não vejo a hora de participar novamente em outras etapas e campeonatos”.
Interessados no projeto podem comparecer nos ensaios da banda, que acontecem no Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godói Colaço, no Centro Histórico, aos sábados, das 13h às 18h. Não é necessário ter conhecimentos musicais.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação