Cerimônia de entrega de certificados encerra 17ª edição do Jovem Sustentável


A 17ª edição do Programa Jovem Sustentável foi encerrada com uma cerimônia de entrega de certificados no C.M Teotônio Vilela na quarta 12/08. Na ocasião, os 16 formandos do programa, que cursam o 1º ano do Ensino Médio no colégio, além de terem recebido a certificação, exibiram o projeto de intervenção feito como trabalho final do curso. O evento contou com a presença dos pais, representantes da secretarias municipais de Educação e Planejamento e Meio Ambiente e do Centro de Educação para Sustentabilidade.
 O trabalho final da 17ª turma consistiu em construir uma praça próxima à quadra com materiais reutilizáveis como paletes, um ambiente com mesas e bancos acoplados, jardim vertical feito com garrafa pet, alem de uma “sala” de leitura com sofás à sombra de uma mangueira, que foi decisiva para a escolha do espaço para a intervenção.
As cores que alegram o ambiente têm como matéria prima terra, assim como todo material usado obedece aos princípios de sustentabilidade aprendidos no curso. Em razão do sucesso do espaço, a turma promoveu o tombamento da praça para que ela seja preservada por todos como patrimônio da escola.
Vale citar que a turma da edição de 2014, formada por alunos do C.M Educador Paulo Freire, preferiu fazer um curta metragem a intervenção de algum espaço na comunidade escolar. Em seguida, o vídeo foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente para compor o “Circuito Tela Verde”, uma coleção de produções audiovisuais com conteúdo socioambiental que é distribuída para ser exibida em todo território nacional e em algumas localidades fora do país em espaços educadores.

Programa Jovem Sustentável
O Jovem sustentável é desenvolvido em parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a Fundação Alphaville, através do CES e visa oferecer formação sobre Educação Ambiental. O curso tem duração de dois meses e as aulas com especialistas ocorrem uma vez por semana no próprio CES de módulos como de Permacultura, Biomas, Teatro Social e Educomunicação e a ideia é preparar os jovens para que se tornem cidadãos atuantes, aptos a desenvolver soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável que colaborem com a vida do planeta e do ser humano. Outro ganho potencial é o despertamento de futuros profissionais da área, como já ocorreu com ex-alunos do curso.         
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação