Chega a Santana de Parnaíba o "Mais Educação"


No próximo dia 10 começarão as atividades do Mais Educação em 15 colégios da rede que participam do programa. São diversas oficinas que serão desenvolvidas no contra turno das aulas para alunos dos Ensinos Fundamentais I e II. Elas foram criadas por meio de apoio financeiro do Governo Federal, que pretende com o programa promover atividades diversificadas nas escolas, sempre no contra turno do período regular das aulas de modo a tornar o ensino integral.
Em Santana de Parnaíba, os colégios envolvidos oferecerão atividades como karatê, tênis de mesa, judô, capoeira, ginástica rítmica, canto em coral, jornal e rádio, fotografia, educação ambiental, horta, práticas circenses, iniciação musical de instrumentos de corda, robótica, futsal, além da oficina obrigatória que prevê acompanhamento pedagógico nas áreas de letramento, matemática, ciências e produção textual.
O programa foi captado para o município pela Secretaria Municipal de Educação após meses de um processo que envolve seguidos cadastros e elaboração de projetos pedagógicos que atendam os critérios estabelecidos pelo MEC, para que o Governo liberasse a verba para sua consolidação.
Para execução das novas atividades, as escolas receberam juntas aproximadamente R$600 mil que foi dividido entre o custeio de mão de obra, aquisição de bens permanentes, como equipamentos, mobília, instrumentos e materiais pedagógicos que passam a ser patrimônio do município e, ainda, para a adaptação de espaços físicos para acomodar as oficinas. A verba foi repassada diretamente para escola, na conta bancária da Associação de Pais e Mestres, e o diretor recebeu orientação de equipe especializada em projetos para empregar corretamente os valores e discriminar sua utilização.

Sobre a Seleção dos colégios 
Vale lembrar que o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo projeto, envia a proposta de adesão do Mais Educação aos estados e municípios com a recomendação dos colégios que devem participar. Ou seja, a seleção das escolas para participarem do programa é feita pelo próprio MEC, que prioriza colégios com Índice de Desenvolvimento de Educação Básica baixo e que estejam localizados em territórios de vulnerabilidade social que requerem a convergência de políticas públicas educacionais e sociais.

Colégios participantes do Mais Educação:
Colégio Municipal "Abelardo Marques da Silva"
Colégio Municipal "Prof. Aldônio Ramos Teixeira"
Colégio Municipal "André Fernandes"
Colégio Municipal "Gov. André Franco Montoro"
Colégio Municipal "Aurélio Gianini Teixeira"
Colégio Municipal "Ten. Gal. Gaspar de Godoi Colaço"
Colégio Municipal "Pref. João José de Oliveira"
Colégio Municipal "Prof. João Sant'Anna"
Colégio Municipal "Maria Fernandes M. de Oliveira"
Colégio Municipal "Gov. Mário Covas Júnior"
Colégio Municipal "Educador Paulo Freire"
Colégio Municipal "Ver. Reinaldo Ascêncio S. Ferreira"
Colégio Municipal "Profª Ruth de Azevedo S. Rodrigues"
Colégio Municipal "Dr. Sebastião Florêncio de Athayde"
Colégio Municipal "Senador Teotônio Vilela"

Texto: Monyelle Braga

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação