Colégio municipal de Santana de Parnaíba comemora a vida e a obra de Cora Coralina


Desde sua inauguração, há quatro anos, o colégio municipal de Educação Infantil Cora Coralina, em Santana de Parnaíba, promove um Chá literário no final de agosto para homenagear sua patrona no mês de seu nascimento. Este ano, a comemoração foi feita em 30 de agosto e repetiu o sucesso das edições anteriores. Pais e parentes dos alunos ficaram bem impressionados com a festa e com o empenho dos funcionários na realização. Ainda mais, por saberem que tudo isso tem um valor significativo na aprendizagem de seus filhos.
O evento encerrou o projeto anual Cora Coralina, por meio do qual os pequenos, que tem entre um e cinco anos, aprendem sobre literatura – conceitos iniciais como “rima” e “musicalidade” no poema – e, da mesma forma, algo sobre história e geografia. Com o encerramento do projeto, no chá literário, a escola espera envolver a comunidade na rotina escolar.
A diretora Marta Scarpa ressaltou a contribuição do projeto no aprendizado das crianças do ponto de vista histórico-cultural. “Dificilmente, as crianças teriam esse contato com os tempos antigos, procuramos essa proximidade, o resgate de outra cultura de outro tempo através da vida de Cora Coralina”, falou referindo-se a exposição de objetos antigos, uma das atrações, feita pelos professores com ajuda dos pais.
Outro objetivo atingido pela escola com o projeto foi destacado por uma mãe e moradora do bairro. “Eu acho importante não só pelo desenvolvimento da minha filha nas disciplinas, mas também, pelo envolvimento da gente com a escola. Passamos a conhecer melhor onde nossos filhos ficam e o que eles fazem”, disse Patrícia Oliveira Fernandes.
 
As atrações:
Desfile com caracterização dos vários aspectos da poestisa (doceira, dona de casa, mãe, verdureira, esposa);
Imensos painéis com desenhos, pinturas e colagens;
Reprodução do quarto de Cora Coralina;
Exposição de objetos antigos;
Jogral dos alunos da Pré-Escola II (cinco anos);
Apresentação músico e cantor Gilberto Nunes, que entreve o público com seu repertório sertanejo;
Bazar de roupas feito com doações da comunidade. O caixa será usado para promover a próxima comemoração, em outubro, na semana da criança.

O Chá:
Como o evento tratava-se de um Chá literário e, até agora, só se falou de “literatura”, falta descrever o “chá”, que, na verdade, estava muito mais para um banquete, ou pelo menos, para um coquetel. Além da bebida acompanhada das costumeiras torradas e bolos variados, teve mesa com compotas de doces variados, pastel e algodão doce, para fazer a alegria da garotada.

Sobre a escritora:
Para lembrar, Cora Coralina (1889-1985), importante figura da literatura brasileira, ainda adolescente colaborou em jornais, depois publicou poemas e contos, mas só aos 76 anos teve seu primeiro livro publicado com o gênero que a consagrou: literatura infantil. A escritora sempre se dedicou a outras aptidões ligadas à cultura simples de Goiás, sua terra natal, como a produção de doces caseiros que vendeu por 20 anos. 

Texto: Monyelle Braga

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação