Com apoio da prefeitura, grupo Meninas do Paulo Freire conquista 2º lugar na categoria “Danças Folclóricas” em festival internacional na Argentina“


As Meninas do Paulo Freire que disputaram nesta segunda, 24/11, a Gran Final Sudamericana - Universal Dance 2014, em Córdoba na Argentina, conquistaram o 2º lugar na categoria “Danças Folclóricas Internacionais” com a dança dos leques. A disputa começou na sexta, 21, e durou quatro dias.  Cerca de 500 apresentações foram executadas por equipes de todos os países da América do Sul e, na categoria concorrida, Santana de Parnaíba disputou com seis companhias profissionais.
A primeira vez que as meninas se apresentaram com a dança dos leques, típica da Coreia do Sul, foi em junho, no Festival Escolar de Dança do município, e, em razão do sucesso, elas passaram a se apresentar em eventos na região. Com apoio da prefeitura, elas disputaram o Festival Meio Oeste Internacional em Dança, no mês de outubro, em Santa Catarina, onde se classificaram, e foram para a disputa final no país vizinho.
O resultado foi uma grata surpresa já que o grupo amador foi formado apenas para a competição escolar. Um desdobramento que comprova a importância de projetos diferenciados, como o Festival Escolar de Dança.
O nome “Meninas do Paulo Freire”, adotado pela equipe em decorrência da constância das apresentações, faz menção ao colégio onde o grupo cursa os últimos anos do Ensino Fundamental II, no Jardim Itapoã. Para a escola e para a comunidade, a vitória é especialmente significativa.
Como a profª. Maria Cleide Tripolone, Diretora do colégio, explicou na ocasião da vitória em Santa Catarina, uma conquista desse porte aponta para o potencial e talentos do lugar, o que eleva a auto-estima e é capaz de gerar resultados futuros positivos, causando efeito nas gerações futuras.
Sobre o trabalho, ela contou que, há seis anos, a professora de Educação Física Camila Rodrigues Silva desenvolve em suas aulas atividades relacionadas à dança e é responsável, junto da profª. Mª Aparecida dos Santos, pela coreografia e ensaios do grupo.
 
Nossas vitoriosas meninas são:
Viviane P. Miranda
Kézia Cristina da Silva
Raquel Gomes da Costa
Maria Cecília G.da Costa
Patrícia G. da Silva
Manoela Santana Medeiros
Geyciane de Oliveira Vieira
Gabrielly Dadan da Silva
Melicia Ramos Rodrigues 
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação