Com apresentações do Maestro João Carlos Martins e do Educador popular Tião Rocha, CCR finaliza 9ª edição do Programa Estrada para Cidadania


Na última terça (20/10), a CCR Via Oeste-Rodoanel promoveu um encontro de encerramento da 9ª edição do Programa Estrada para Cidadania e levou para professores dos 17 municípios parceiros uma palestra com o educador popular e antropólogo Tião Rocha e uma apresentação do Maestro João Carlos Martins. Do município, participaram 37 professores, representandocada colégio do programa.
O primeiro a se apresentar foi o fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD,Tião Rocha, que há 30 anos, em Minas Gerais, deu início ao projeto “Sementinha: a escola debaixo do pé de manga”, e que tinha como norteadora a pergunta-desafio: “é possível fazer Educação sem escola?”. A ideia do projeto era construir uma forma de ensino prática, plural que considerasse o interesse e os saberes dos alunos, com grande participação da comunidade e, assim, transcendesse os muros do colégio.
Para inspirar o público, ele falou dos desafios e das soluções observadas durante a construção dessa iniciativa e de outros projetos no campo da “ação educativo-comunitária” e da“pesquisa-ação educativo-cultural”. Hoje, a CPCDé reconhecida pelo trabalho que presta de assessoria às instituições de educação, cultura e desenvolvimento, compráticas inovadoras e criativas, que contribuem para criar alternativas que visamo desenvolvimento harmônico com o meio sociocultural, apoiadas no trinômio: metodologia inovadora, formação de educadores e participação comunitária.
No segundo momento, foi a vez do pianista e maestro João Carlos Martins, reconhecido no mundo como o maior intérprete de Bach,a se apresentar e contar a sua história de superação. Ele falou dos diversos incidentes que quase detiveram sua carreira, todos ligados a sua saúde que por vezes impediram seu contato com o piano e até mesmo com a regência, saída que encontrou para não se afastar da música.
 Além da sua trajetória fascinante, ele também contou sobre o projeto social que realiza com sua organização, a Fundação Bachiana, que já descobriu grandes talentos e ajudou mais de dez mil crianças e jovens em cidades do interior e bairros da capital com a musicalização; muitos alunos já se apresentaram em grandes concertos pelo mundo e se têm carreira profissinal.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação