Santana de Parnaíba elege delegada para participar da etapa nacional da Conae, em Brasília, em 2014


No fim de setembro, em Serra Negra, aconteceu a etapa estadual da Conferência Nacional da Educação – Conae . Santana de Parnaíba, representada por seis delegados, conseguiu eleger um representante para participar da última fase da convenção, em Brasília, em fevereiro de 2014. Na ocasião, os delegados eleitos, apresentarão um documento desenvolvido nas etapas municipal e estadual com propostas para Educação a serem debatidas.
Aprovadas, essas proposições constituem novas diretrizes para todo o país e passam a compor o Plano Nacional de Educação (PNE). As moções foram criadas a partir de tópicos propostos em um documento-base feito para direcionar as discussões. São eles: organização e regulação do PNE; Educação e diversidade; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; qualidade da Educação; gestão democrática com participação popular e controle social; valorização dos profissionais da Educação; financiamento da Educação, gestão e transparência.
A delegada eleita de Santana de Parnaíba, Maria Rosa Martins Mota, é professora há 14 anos, leciona na rede municipal, no Colégio Dr. Sebastião Florêncio de Athayde, há três, e faz parte do Conselho Municipal de Educação. Ela havia sido eleita na etapa municipal, em julho, em Barueri, junto de mais seis delegados representantes do município.
A Conae foi criada pelo poder público com intuito de permitir que a sociedade participasse das decisões sobre Educação. 

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação