Em Blitz Educativa, alunos da rede atuam como fiscais para sensibilizar motoristas sobre segurança no trânsito


Motoristas que passaram pelo posto de combustíveis e serviços, Quinta do Marquês, no km 57 da Rodovia Pres. Castelo Branco, em São Roque, na última quinta (18/09), foram parados em uma blitz rigorosa. Era a Blitz Educativa do Programa Estrada para Cidadania, desenvolvido pela CCR Via-Oeste em parceria com municípios que fazem parte de seu sistema de rodovias, e nessa ação levou alunos do programa para atuarem como fiscais com intuito de sensibilizar motoristas para a segurança no trânsito. Santana de Parnaíba é uma parceira e, na blitz, foi representada por quatro alunos do 4º ano Colégio Pe. Anacleto.
Com o tema na ponta da língua, os alunos questionavam e orientavam os motoristas sobre a importância de usar cinto de segurança, respeitar o pedestre, não falar ao celular na direção de veículo, não dirigir após consumo de bebida alcoólica, transportar crianças de até sete anos em cadeirinhas ou assentos de elevação, e muitos outros itens que asseguram a vida no trânsito.
Após o questionamento, os alunos atribuíam nota ao motorista e também ofereciam e talonário de multas mirim, para os motoristas estenderem a “brincadeira” em casa com seus filhos, além de cartas produzidas por outros alunos sobre o tema.
A erudição dos alunos em relação ao tema é trabalhada ao longo do ano em aulas semanais sobre Educação no Trânsito. Eles recebem uma apostila do programa que traz conceitos, informações e inúmeras propostas de atividades. Os professores recebem formação para executarem o projeto em sala de aula.
 
Estrada para Cidadania 
O programa que completa sete anos no município é voltado ao 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e propõe o trabalho com os temas Segurança no Trânsito e Meio Ambiente, respectivamente. No município, 37 colégios participam do programa e 4.036 alunos recebem esse complemento na formação, por meio de material exclusivo, atividades extra-curriculares e do preparo dos professores. Peças teatrais, concurso de desenho e elaboração de cartas para serem entregues nos pedágios são alguns exemplos das ações do programa.


Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação