Em era digital, software instalado em escolas da rede promete dinamizar as aulas


Criação de projetos multimídias é o que promete o software Visual Class instalado nos laboratórios de informática de 34 colégios da rede municipal e pronto para utilização. Desenvolvido para professores e alunos, o programa indicado pelo guia de tecnologias educacionais do Ministério da Educação é mais uma empreitada da Prefeitura de Santana de Parnaíba por meio da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de promover um ensino de qualidade.
Com ele, os professores podem criar aulas mais interativas e dinâmicas, abastadas de recursos, e o aluno, que faz parte de uma geração hiper-conectada, trabalhos com os mecanismos que já fazem parte de seu cotidiano.
Especialistas apontam para a importância das Tecnologias de informação e comunicação (Tic) no processo de aprendizagem dos alunos, pois fazem parte de uma geração digital, que desde muito cedo tem acesso a plataformas e espaços virtuais multimeios, geralmente integrados, com inúmeras possibilidades de comunicação, informação e entretenimento. E é, dessa forma, que eles fazem sua apreensão do mundo e não pode ser diferente em sala de aula.
Lançado oficialmente no município em 18 de março, o programa está disponível para uso nos laboratórios em que foi instalado e para garantir sua efetividade os coordenadores pedagógicos das escolas envolvidas passaram por formação de dois dias. A ideia é atingir o aluno no seu campo de interesse, com a sua linguagem, de forma que este aliado venha tornar as aulas mais dinâmicas e significativas para ele.

O VISUAL CLASS

De fácil utilização, o software não exige conhecimentos de programação. A partir de tela em branco, os usuários podem inserir imagens, textos, vídeos, animações, sons e outros recursos, além de permitir a associação de links e outros arquivos ao material que está sendo desenvolvido.
O software desenvolvido em 1995 por Celso Tatizana, diretor da Caltech Informática e class Informática, foi implantado primeiramente na Faculdade de Engenharia da Escola Politécnica da USP e espalhou-se para outras universidades, escolas privadas e públicas por todo o país.  
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação