Em Santana de Parnaíba, mostra reúne programas intersetoriais desenvolvidos na rede municipal de Ensino


Nesta terça, 04/11, aconteceu a 1ª Mostra de Programas Intersetoriais de Santana de Parnaíba na ETEC Bartolomeu Bueno da Silva, na Fazendinha. Promovido pela prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Saúde, o evento teve como foco os programas Mais Educação, Atleta na Escola e Saúde na Escola (PSE), e reuniu pais e alunos dos projetos, além de autoridades municipais e do Prefeito Elvis Cezar.
A mostra levou apresentações de alunos das oficinas de dança e canto e coral do Programa Mais Educação, que também expôs em tendas outras de suas oficinas como a de judô e karatê. O Programa Atleta na Escola também montou sua tenda e fez uma amostra do Programa de Avaliação de Exames Biométricos, calculando o índice de Massa Corporal de quem passava por lá e dando um parecer sobre.  Em suas tendas, o PSE levou profissionais para falar sobre a promoção e o combate de riscos à saúde.
Em seu discurso, o prefeito Elvis Cezar destacou o desenvolvimento do município com as várias obras sendo realizadas e se declarou feliz com o resultado dos projetos em questão e muito emocionado com as apresentações. “É gratificante poder ver nossas crianças se desenvolvendo assim; é para isso que trabalhamos com tanto afinco!”.

Os Programas 

O Programa Mais Educação é federal e foi captado para o município pela Secretaria de Educação em 2013. Atualmente, funciona em 20 colégios e atende aproximadamente 4 mil alunos do ensino fundamental. O foco do programa é a criação de oficinas diversas no contra turno das aulas regulares e, assim, oportunizar o amplo desenvolvimento de crianças e jovens. No município, há 20 tipos de oficina em execução. Algumas oferecem atividades inusitadas como ginástica rítmica, fotografia, horta e práticas circenses.
Desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, o PSE surge como estratégia que visa contribuir para formação integral de nossos alunos. Através do programa são avaliadas as condições de saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão na sala de aula, dos aspectos clínicos, psicossocial, nutricional, da saúde bucal, auditiva e oftalmológica. Assim, a escola é transformada em um espaço de promoção da saúde e de prevenção de doenças.
Em 2013, o Programa Atleta na Escola, também federal, foi captado e aplicado em 41 colégios da rede. Ele consiste em incentivar o atletismo nas escolas por meio de subsídio com artigos de treinamento. O programa se fundiu ao projeto Atletismo Escolar desenvolvido pela Secretaria de Educação desde o mesmo ano, que proporciona para talentos revelados nas aulas de Educação Física a oportunidade de treinar com profissionais em local apropriado. Dessa junção, o município já obteve resultados positivos. Além de diversos campeonatos conquistados, alunos da iniciativa conseguiram bolsa esportiva de graduação em universidade. 

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação