Estrada para Cidadania oferece peça teatral para alunos do programa no município


Nesta terça, 18/11, o palco do Cine Teatro Cel. Raymundo, no centro histórico, tornou-se cenário das aventuras de Lucas e Luiza na peça “Vamos cuidar do que é nosso”, uma das ações educativas do Programa Estrada para Cidadania. Ela foi oferecida para 150 alunos de 4º e 5º anos, participantes do programa, dos colégios Profª. Ricarda dos Santos Branco e Ver. Reinaldo Ascêncio Santos Ferreira. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a CCR Via Oeste/Rodoanel e a prefeitura.
No enredo, os protagonistas, Lucas e Luiza, personagens do material didático usado nas aulas do programa, entram em uma história de um livro e salvam uma floresta que está prestes a desaparecer. Da narrativa depreendem-se importantes lições, principalmente, sobre preservação do meio ambiente, respeito ao próximo, e sobre a importância do estudo e do conhecimento.
A aluna do 5º ano do Colégio Reinaldo, Ranairis dos Santos Araújo, 10, explica que gostou da peça “porque ensina por que temos que cuidar do meio ambiente e de um jeito bem divertido”. Do mesmo colégio, aluno do 4º ano, Gabriel Arcanjo A. Barros contou que chama atenção de adultos que jogam lixo na rua e se preocupa com a extinção de animais e com a seca de rios e represas e reivindica “temos que cuidar do meio ambiente, plantar árvores, reciclar e não jogar lixo nos rios; os animais estão morrendo e a culpa é dos homens, é nossa”.

Clique aqui para visualizar as fotos

Estrada para Cidadania 

O programa que completa sete anos no município é voltado ao 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e propõe o trabalho com os temas Segurança no Trânsito e Meio Ambiente, respectivamente. No município, 37 colégios participam do programa e 4.036 alunos recebem esse complemento na formação, por meio de material exclusivo, atividades extra-curriculares e do preparo dos professores. Peças teatrais, concurso de desenho e elaboração de cartas para serem entregues nos pedágios são alguns exemplos das ações do programa.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação