Evento encerra apresentações do IX Festival Escolar de Dança da rede


Na última sexta (06/06), no Cine teatro Coronel Raymundo, aconteceu o evento de premiação do IX Festival Escolar de dança. O evento realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, contou com a presença de autoridades e reuniu os nove colégios vencedores da competição para reapresentação e entrega de troféus. Eles foram os colégios que mais pontuaram, entre 42, durante os três dias de disputa. O objetivo do festival é promover o trabalho com a dança nos colégios, além da integração entres escolas e ciclos.
O tema desta edição foi Copa do Mundo e cada colégio representou um país participante do Mundial com dança e traje típicos. As exibições ocorreram no mesmo espaço, de 02 a 04 de junho, e os colégios concorreram em três categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio/Educação Especial.
Entre um continente e outro, apresentações surpreendentes e uma platéia extasiada, os jurados atribuíram as notas mais altas, tornando-os primeiros colocados, os colégios Imídeo, na categoria Fundamental I, Paulo Freire, na categoria Fundamental II, e Bem-Te-Vi, na categoria Ensino Médio/Educação Especial. Eles apresentaram, respectivamente, dança indígena em representação ao Brasil; dança dos leques da Coreia do Sul; e dança contemporânea representando a Grécia.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu, além das medalhas, que todos os colégios ganharam pela participação.
Os segundos e terceiros colocados de cada categoria foram: no Ensino Fundamental I, Colégios João Santana e Papa João Paulo II, representando, respectivamente, a Austrália com o jazz e a Holanda com a dança circular; no Fundamental II, Colégios Manoel Jacob e Aurélio, representando a Nigéria com dança regional e a Espanha com o Flamenco; e no Ensino Médio/Educação Especial, os colégios Dona Celina e Teotônio, ambos representando a Argélia, a primeira com o jazz contemporâneo e a segunda com a dança dos lenços.
Para a profª Ana Luiza Rodrigues Sill, que ensaiou e venceu com dois colégios, Imídeo e Bem-Te-Vi, de Educação Especial, nas categorias Ensino Fundamental I e Ensino Médio/Educação Especial, respectivamente, “a proposta de trabalhar a dança para o festival é válida, pois é uma oportunidade de se expressar, que os alunos gostam muito. E dá para se trabalhar muita coisa: coordenação motora, expressão corporal, lateralidade, amplitude de movimento e a questão da integração”.
Segundo a professora, que está no magistério há 18 anos e há 16 na prefeitura, “os alunos pegam rapidamente a coreografia, o que exige bastante trabalho é a pesquisa em torno do tema até fechar a apresentação; mesmo os alunos do Bem-Te-Vi, com suas limitações, responderam aos ensaios muito bem e o resultado foi esse tão gratificante. Dupla emoção!”. 
Para Jeyla Nascimento dos Santos, aluna do 9º ano do colégio Paulo Freire, campeão na categoria “Ensino Fundamental II”, o evento foi um momento de “muita alegria, que fez valer a pena todo esforço”. Ela que disse ter ensaiado todos os dias e ter sentido até dores no corpo afirmou que a dança no colégio promove a interação entre alunos e a ensinou a ter mais responsabilidade.
O coordenador de Esporte Educacional da Secretaria de Educação, setor responsável pela realização,  André Zappa, ficou bastante satisfeito com o resultado e  apontou como principal  motivo desse sucesso, algumas novidades desta edição. Dentre elas, a capacitação oferecida aos professores durante três dias, a abertura para professores de outras disciplinas, com mais afinidade com a dança e interesse em encabeçar o trabalho, e  banca avaliadora formada por jurados especialistas em dança.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação