EVENTO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIVULGA REDE CRIANÇA


Em 08 de maio ocorreu na Secretaria Municipal de Educação o evento de divulgação da Rede Criança. O programa que envolve várias secretarias e órgãos públicos com o intuito de combater e prevenir o uso de drogas por nossas crianças e adolescentes foi apresentado aos diretores escolares da rede municipal de ensino.
O programa envolve as secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Comunicação; o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); a Polícia Militar e a Guarda Municipal; a Promotoria Pública de Barueri; o Conselho Tutelar; a Vigilância Sanitária; o Terceiro Setor e Comunidade Civil para que, mensalmente, seus representantes discutam ações e resultados obtidos no combate e prevenção do uso de drogas.
Na verdade, a Rede Criança existe desde 2011, porém viu-se a necessidade de reestruturá-la e de envolver profissionais de outras áreas e setores, que originalmente não participavam dessa empreitada. Tal necessidade foi percebida por conta de pesquisas atuais que apontam para o crescimento de índices de dependência química, e também pelo alto número de registros em delegacias e escolas da região mencionando problemas relacionados ao uso de drogas.
Agora, unidos, esses domínios planejam formas de atuação contra esse problema em suas respectivas áreas, mas claro, de modo entrelaçado; fazendo de um trabalho, antes fragmentado e até disperso, um projeto único e múltiplo e, sem dúvida, mais eficaz.  
O primeiro empreendimento, apresentado na ocasião, é a distribuição da Cartilha para Educadores: Drogas – SENAD, que traz orientações e sugestões para os professores da rede nas formas de abordar o assunto. Espera-se que eles e demais funcionários da escola tornem-se agentes dessa luta, e que atuem, principalmente, na prevenção do problema, justamente por serem contatos diretos com os alunos e estarem presentes rotineiramente na vida deles.

Rede Criança e o Consumo de Álcool

Interessa ressaltar, que os trabalhos, inicialmente, tomarão por base questões referentes à Lei “Álcool para Menores é Proibido”, já que o álcool é a droga mais utilizada no mundo e, usualmente, responsável pela progressão do consumo de outras drogas.
Representante da Saúde colocou que pesquisas realizadas por universidades de renome apontam que a idade média para a iniciação ao consumo de álcool é de 11,9 anos, e que a cada ano, essa idade diminui. Outro fator preponderante no consumo e dependência de álcool, apontado na pesquisas, é a permissividade dos pais, que, muitas vezes, são os primeiros a oferecem bebidas a seus filhos. Vale lembrar, que o álcool é uma substância psicoativa que causa dependência e é capaz de prejudicar as habilidades cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais, além de causar muitos outros problemas de saúde.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação