Formações otimizam as aulas de Educação Física em Santana de Parnaíba


Empenhada em oferecer um ensino de qualidade, a Prefeitura de Santana de Parnaíba promove diversas formações para os profissionais da rede municipal de Ensino. E, de 23 a 27 de setembro, todos os professores de Educação física, novamente, reúnem-se no C.M Tenente Coronel Gaspar de Godói Colaço para mais uma etapa de formação.
Depois de atletismo, capoeira, dança, slackline e enduro a pé, os temas da vez são primeiros socorros, pedagogia do esporte, recreação escolar, tênis de mesa e frisbee. Eles foram sugeridos pelos próprios professores em reunião com o setor de esportes da Secretaria Municipal de Educação no primeiro semestre do ano. E considerando que qualquer progresso na educação está intimamente ligado ao preparo e à satisfação de seus profissionais, a secretaria prontamente se comprometeu em realizar os encontros.
Os professores indicaram temas que fogem do comum nas aulas de Educação Física, pois além de conferir aos alunos os costumeiros benefícios do esporte – desenvolvimento físico, motor e cognitivo, sociabilização e princípios do trabalho em equipe, da cidadania e do respeito – envolvem a garotada pelo seu ineditismo.  E para eles, segundo afirmou a professora de Educação Física Kelly Valério, em nome dos colegas, “adquirir novos conhecimentos, informações que contam para a prática diária, aumentam o repertório de atividades e acrescem nossa formação é sempre algo de grande valia”.
Pedagogia do esporte aborda os jogos que desenvolvem habilidade tática e ficou sob responsabilidade do professor universitário Rudney Uezo; recreação escolar versa sobre a arte de brincar e tudo que é possível conhecer e desenvolver dessa forma, o formador é Arlindo Valladares Júnior, especialista em Educação Lúdica; na palestra sobre frisbee, esta e outras modalidades de atividades com discos são ensinadas, o formador é o presidente da Federação Paulista de Disco, Roberto Hucke; e a formação sobre tênis de mesa será feita em forma de clínica com os atletas da seleção brasileira, Jéssica Yamada e Jeff Yamada, no SESC Interlagos.
Já o tópico Primeiros Socorros aponta para a preocupação dos docentes em assegurar o bem-estar dos alunos. Inclusive, os professores solicitaram que o cerne da palestra fosse “fraturas” e contusões do tipo, pois são as lesões mais comuns nas aulas. O formador é o professor de Educação Física e sargento do Corpo de Bombeiros Douglas Figueiredo Cossote.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação