Grupo de dança do Colégio Educador Paulo Freire conquista festival internacional em Santa Catarina e garante participação em etapa mundial na Argentina


O grupo Meninas do Paulo Freire conquistou o 2º lugar na categoria “Danças Folclóricas” no 6º Festival Meio Oeste Internacional em Dança que aconteceu nos dias 10 e 11 em Caçador, Santa Catarina. Em geral, participaram dessa competição profissionais e alunos de academias de dança; 220 apresentações foram executadas, mas, mesmo diante de tamanho desafio, a exibição das “Meninas” ficou em 11º lugar na classificação geral e garantiu o ingresso delas à Cordoba, na Argentina, para disputar a “Gran Final Sudamericana - Univeral Dance 2014”, que reunirá dançarinos de diversos países.
Na competição em Caçador, 60 grupos brasileiros e 15 argentinos apresentaram-se em diversas categorias e ritmos. E, em perfeita sincronia, as nove alunas que compõem o Meninas do Paulo Freire fizeram a dança coreana “dos leques”, que ficou famosa no 9º Festival Escolar de Dança de Santana de Parnaíba, em junho, rendendo o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental II, e dando origem oficial ao grupo.
Desde então, elas têm se apresentado em eventos de outros colégios, exibiram-se na ETEC de Cajamar e participaram da Mostra de Dança da Faculdade Nossa Cidade - FNC de Carapicuíba.
A participação do grupo no "Meio Oeste" foi sugerida e administrada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que passou a acompanhar os ensaios e dar suporte para as alunas.
 
A diretora do Colégio Municipal Educador Paulo Freire, Profª Maria Cleide F. Tripolone, contou que, há seis anos, a professora de Educação Física Camila Rodrigues Silva desenvolve em suas aulas atividades relacionadas à dança e é responsável, junto da profª. Mª Aparecida dos Santos, pela coreografia e ensaios do grupo.
 
Ela destaca que a conquista é muito importante para a escola e para comunidade, marcada pela carência e vulnerabilidade social, pois mostra o valor e os talentos de lá. “Um lugar cheio de coisas boas. Isso é o mais importante dessa conquista, a comunidade, equipe, professores e alunos, que passam a valorizar tudo aquilo, a acreditar em si. As outras gerações vão se espelhar nisso e até nós abrimos os olhos para nos empenharmos ainda mais nos próximos projetos”. E agradece “a participação de toda a comunidade escolar que de alguma forma contribuiu para essa realização”.
 
Outro ponto sublinhado pela diretora foram os valores trabalhados durante os ensaios, que se tornou um projeto, “o respeito, confiança, determinação, compromisso que acabaram se estendendo para os outros alunos, que indiretamente participaram de tudo.”
 
A diretora também reforça que as alunas, que têm entre 12 e 14 anos e estão cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, não tiveram prejuízo no aproveitamento pedagógico, pois tinham aulas paralelas, de reforço e auxílio dos professores.
 
Clique aqui para visualizar as fotos
 
As Meninas do Paulo Freire são:
 
Viviane P. Miranda
Kézia Cristina da Silva
Raquel Gomes da Costa
Maria Cecília G.da Costa
Patrícia G. da Silva
Manoela Santana Medeiros
Geyciane de Oliveira Vieira
Gabrielly Dadan da Silva
Melicia Ramos Rodrigues 

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação