Grupo Ler é uma viagem aplica oficina sobre produção textual para professores do Programa Estrada para Cidadania


Aconteceu na quinta (24), na Secretaria Municipal de Educação, a oficina “Ler é uma Viagem” do Programa Estrada para Cidadania. A ocasião foi voltada aos professores do 4º ano do ensino Fundamental para auxiliá-los com os alunos no processo de criação da carta aos motoristas. Essa atividade tem a finalidade de conscientizar os motoristas para assegurarem o seu bem-estar e dos outros. As cartas produzidas por eles são distribuídas nos pedágios da região na semana do trânsito, em meados de setembro.
Por meio de uma linguagem bastante lúdica e teatral, o grupo Ler é uma viagem apresentou oficina homônima que traz a obra de Monteiro Lobato, Dom Quixote das Crianças, que com linguagem metalingüística mistura suas personagens com as da obra de Miguel Cervantes e faz uma releitura bastante interessante. A ideia do workshop foi expor as diversas possibilidades que o professor dispõe para trabalhar leitura, escrita e produção do gênero carta.
O Programa Estrada Para Cidadania desenvolve-se por meio de parceria entre prefeitura e CCR Via-Oeste Rodoanel e volta-se à Educação para o trânsito. Ele se destina a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, sendo que o 4º ano trabalha o tema “trânsito” e o 5º, “meio ambiente”. Seu objetivo é disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade, cidadania e segurança no trânsito e, assim, cumprir com seu propósito de preservar a vida. A oficina destinou-se apenas para professores de 4º ano em razão do conteúdo que a série trabalha.
Além de Santana de Parnaíba, onde a parceria completou seis anos, em 2013, ele existe em outros 17 municípios que fazem parte do sistema de atuação do Grupo CCR Via Oeste-Rodoanel.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação