Jovem Sustentável: Mais uma Edição!


Nesta terça, 07/04, aconteceu a aula inaugural da 15ª edição do projeto Jovem Sustentável no Centro de Educação para Sustentabilidade (CES). A iniciativa – desenvolvida entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e a Fundação Alphaville, através do CES – visa oferecer para alunos da rede formação sobre Educação Ambiental e, assim, tornar seu desenvolvimento mais completo.  
A formação tem duração de dois meses e as aulas com especialistas ocorrem uma vez por semana no próprio CES. Permacultura, Biomas, Cultura e Identidade, Teatro Social e Educomunicação são alguns dos módulos que os 31cursistas, alunos do 1º ano do Ensino Médio do C. M. Sen. Teotônio Vilela, estudarão.
A ideia é preparar os jovens para que se tornem cidadãos atuantes, aptos a desenvolver soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável que colaborem com a vida do planeta e do ser humano. Outro ganho potencial é o despertamento de futuros profissionais da área, como já ocorreu com ex-alunos do curso.
Clique aqui para visualizar as fotos

O espaço CES

A construção do CES Alphaville foi planejada e executada com diversas técnicas sustentáveis integradas, como por exemplo: as paredes de tijolos ecológicos, que não precisaram passar pelo processo de queima, evitando assim a emissão de gases poluentes; o “teto verde”, telhado coberto por vegetação que proporciona conforto térmico e acústico, tanto no inverno como no verão; as paredes de pau-a-pique; a horta orgânica e os jardins plantados nos conceitos da permacultura; cisterna para captação e reaproveitamento da água da chuva; o biodigestor, do qual deriva o biogás utilizado na cozinha; estrutura de bambu; a composteira e o minhocário para tratamento de resíduos sólidos; energia eólica e solar; piso de borracha de pneu; deck feito com plástico de garrafas pet; dentre outras técnicas.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação