Mostra encerra Programa Magia de Ler


Depoimentos emocionados e muita contação de história marcaram o encerramento do Programa Magia de Ler na quinta, 04/12, no C.M. Colaço, no Centro histórico. O evento reuniu professores e representantes da equipe gestora dos 34 colégios de ensino Fundamental II que participaram do projeto implantado pela prefeitura, em abril deste ano, para incentivar a formação de leitores. Mais de 8.500 alunos foram beneficiados com a ação.
Na ocasião, foram expostos portfólios das atividades desenvolvidas e banners de cada colégio com as fotos das aulas. Professoras da rede, uma aluna e a formadora do programa declararam suas impressões sobre a ação. Os depoimentos, em especial, o da aluna, emocionaram o público. Todos relataram o quanto a iniciativa foi efetiva, envolvendo, intensamente alunos e professores.
O encontro ficou completo com as histórias dos contadores Cristiana e Pedro, que com muita música, efeitos sonoros e interação transportaram o público para enredos cheios de aventura e aprendizado. As histórias compõem os kits distribuídos para os alunos no início do projeto.
Clique aqui para visualizar as fotos

O Programa Magia de Ler

O programa teve início com a entrega de maletas de livros para todos os alunos de 6º ao 9º da rede e com a formação dos professores de Português. Cada maleta carregava cinco obras relacionadas ao currículo de cada série. Os professores também ganharam o mesmo material e mais um guia de atividades.
As maletas continham títulos como “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift; “Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Julio Verne; e “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos, entre muitos outros.
A iniciativa integra o plano de ações educacionais articuladas “Gente que Educa”, que também implantou o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação, o Pchae, voltado à alfabetização científica, e o Programa Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, de iniciação musical.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação