NO MÊS DO MEIO AMBIENTE, ALUNOS DA REDE PARTICIPAM DE ATIVIDADES NO CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE


Durante todo o mês de junho, o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES), no Alphaville, foi palco de diversas atividades realizadas pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Santana de Parnaíba em parceria com outras secretarias e empresas da região.
A programação no CES contou com palestras de temas como “Sustentabilidade e Biodiversidade”, “Cultura e Identidade” e “Aproveitamento Integral dos Alimentos”; inauguração de viveiro; feira de trocas como intuito de disseminar os conceitos de reutilização e reaproveitamento; apresentação de técnicas de Permacultura, construção de terrário e tour/trilha no espaço, além da Abertura Oficial, no dia 05/06, em que foram apresentados projetos ambientais para o município.
Os alunos da rede municipal de ensino estiveram presentes em quase todas as atividades, afinal para um mundo melhor, que é o objetivo dessas práticas, é imprescindível pensar na construção da consciência e do pensamento sustentáveis nos jovens que serão a sociedade futura.
Ainda no Bairro 120, no Tamboré e no Cururuquara foram feitos plantios de mudas com intuito de recuperar áreas degradadas e em São Pedro, a coleta Seletiva pela Avemare junto de campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem pelo velho e bom método do “porta-a-porta”.
O CES
Inaugurado em 2008, o espaço que pertence a Fundação Alphaville, tem por missão ser uma referência na educação para Sustentabilidade. O empreendimento com tal finalidade é exclusivo na região. É aberto ao público para visitas e trilhas, mas para tanto é preciso agendar no 4153-3618.

A Avemare

A Avemare (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis da Vila Esperança) é uma organização formada por ex-catadores de recicláveis do antigo Aterro Sanitário do município, na Vila Esperança. Foi formada em 2000, mas formalizada mais tarde em 2007. Atualmente conta com 69 associados que desenvolvem um trabalho que envolve coleta, triagem e comercialização dos materiais recolhidos. A fim de que esse trabalho seja efetivo, a Cooperativa tem desenvolvido em parceria com a Fundação Alphaville e o Instituto Tamboré projeto chamado “Lixo da Gente – Reciclando Cidadania” que visa incentivar a coleta seletiva por meio da conscientização da população. Para isso esses dois parceiros contrataram o IPESA (Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais) com intuito de capacitar o grupo para atuar diante de três frentes: Empresas e Indústrias, Escolas e Residências e Comércio.

Projetos Ambientais da Prefeitura 

IPTU Verde
Madeira certificada
Lei da Fumaça Preta
Lei da Arborização Urbana
Plano de Manejo da Reserva Tamboré
Piloto de Floresta Urbana
Criação do Parque Natural Municipal 

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação