Pacientes atendidos pelos CAPS Alvorecer e Travessia


Os pacientes do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Adulto “Alvorecer” e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas “Travessia”, participaram no último sábado (17/08), da abertura da XII Copa da Inclusão. Realizada no SESC Itaquera, o torneio é organizado pela ONG “Sã Consciência” com o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. 
A Copa da Inclusão é um encontro esportivo, cultural e terapêutico e visa propiciar a integração, ressocialização e inclusão de usuários, profissionais e familiares dos serviços de saúde mental. Estão participando do campeonato pacientes das instituições de diversos municípios, como São Paulo, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Barueri, Santo André, entre outros.
A competição consiste em torneios de futsal masculino e femininos formados pelos pacientes dos Serviços de Saúde Mental. São realizadas paralelamente, apresentações de oficinas terapêuticas (dança cigana, sentada, sênior, circular, capoeira e samba) e bazar, onde são expostos e vendidos os produtos confeccionados pelos usuários. 
Outra atividade importante do evento é a programação da Rádio, que por meio do espaço, oferece integração e livre expressão, no qual os internos narram os jogos, animam a torcida, cantam, entrevistam os jogadores e torcedores.
Para a diretora técnica do CAPS Alvorecer, Luciana Novaes dos Santos, poder levar os pacientes para essas atividades é focar na criação de espaços para mudar o cotidiano de cada uma deles. “Nós aqui do CAPS Alvorecer e do CAPS Travessia organizamos as equipes para participar da competição, pois sabemos da importância de eventos com este para os nossos pacientes. Buscamos, também, oferecer acessos às atividades de lazer, além de promover a integração com seus familiares”, explicou. 
Vale lembrar que as disputas seguem até o dia 28 de setembro e todos os participantes serão premiados. O SESC Itaquera está localizado na Avenida Fernando E. S. Alves de Matos, 1000, Itaquera, São Paulo.
O CAPS

A prefeitura conta com três unidades do CAPS: o Álcool e Drogas (Travessia) o Adulto (Alvorecer) e o Infantil. Os dois primeiros funcionam na Estrada do Suru, no 3. E o terceiro, fica na Avenida Dr. Álvaro Ribeiro, 610, Jardim São Luís.
No CAPS Travessia, as pessoas com dependência química contam com uma equipe multidisciplinar para seu tratamento. E quando há necessidade de internação, o CAPS os encaminha para hospitais especializados. E no CAPS Alvorecer são atendidos pacientes, maiores de 18 anos, com transtornos psicóticos graves. 
Além do tratamento médico, os pacientes dos dois CAPS participam de diversas atividades como oficinas de terapia ocupacional, grupos de reflexão e grupo de mulheres, que produzem broches e customização de peças. Eles trabalham, também, no plantio e cultivo de uma horta, que abastece o próprio local.
E no CAPS Infantil, são atendidas crianças de 0 a 17 anos de idade, com tratamento intensivo (cinco vezes por semana), semi-intenso (de duas a três vezes) e não intensivo (uma vez por semana). Elas também recebem tratamento com uma equipe multidisciplinar e participam de algumas oficinas. 
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação