Prefeitura comemora Dia do Jovem com alunos da rede


No Brasil, no dia 13 de abril se comemora o dia do jovem e, por isso, na segunda (14), aconteceu no Cine Teatro Coronel Raymundo, no centro Histórico de Santana de Parnaíba, evento para celebrar a data. A ocasião, realizada pela prefeitura por meio das secretarias municipais de Educação, Saúde, juntamente da Coordenadoria Municipal da Juventude (Comujuv), contou com apresentações de música, capoeira e Freestyle e recebeu a presença de autoridades. Na platéia, estavam alunos dos colégios municipais Benedita Odette, Ten. Gal. Gaspar de Godói Colaço, Educador Paulo Freire e Senador Teotônio Vilela.
A iniciativa foi organizada pela equipe coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, e contou, ainda, com o envolvimento da Comujuv. O objetivo era criar um momento dedicado aos jovens, com entretenimento e formalizar a disposição da prefeitura em realizar projetos e ações para assegurar aos jovens seus interesses e direitos.
Além da animada recepção feita pela banda da Guarda Municipal Comunitária, a música ficou por conta do Guilherme de oliveira, funcionário da Educação, e de seu violino. A segunda apresentação foi feita por ex-aluno da rede e morador do bairro são Pedro, Matheus Barbieri; ele agitou os convidados com suas manobras de futebol Freestyle. Encerrando as apresentações, Mestre Cicinho, do grupo de capoeira Arte e Ginga, emocionou os presentes com sua história de superação e, junto de sua equipe, impressionou o público com exibições acrobáticas.
 
Programa Saúde na Escola (PSE) e Comujuv

O PSE compromete-se a criar ações voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública para promover saúde e educação integral para todos os alunos. Dessa forma, algumas das atividades desenvolvidas pelo programa são avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial, acompanhamento das vacinas, realização da triagem de acuidade visual (teste de Snellen), triagem da acuidade auditiva e avaliação da saúde bucal.
Compromete-se, ainda, em realizar atividades educativas sobre alimentação, práticas corporais, temáticas da saúde sexual, reprodutiva, temáticas dos riscos e danos ao uso de álcool e de outras drogas, da diversidade sexual, bullyng, discriminação e preconceito da comunidade.
Sobre outras ações voltadas aos jovens,  a lei municipal nº 2939 de 12/03/2009 institui a Coordenadoria Municipal da Juventude de Santana de Parnaíba (Comujuv), com objetivo de realizar ações direcionadas a garantia dos direitos dos adolescentes e jovens com idade de 14 a 29 anos.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação