Prefeitura conclui formação para professores sobre Método Fônico de Alfabetização


Nesta quarta, 22/10, acontece o último dia de palestras sobre o Método Fônico de Alfabetização voltada para professores do pré II e dos 1º, 2º e 3º anos do Fundamental I da rede. Desde a segunda, 20/10, na Secretaria de Educação, 300 professores passam pela última etapa da formação. O objetivo da realização, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, é dar suporte aos professores para aperfeiçoarem o trabalho que já desenvolvem.
A ação foi planejada após a constatação, por meio de pesquisa feita nos colégios no início do ano, que este método já era o mais utilizado pelos alfabetizadores. Além disso, estudos na área da Neurociência apontam que ele também é o método mais eficaz e pode alfabetizar a criança em apenas um ano.
Ao todo, foram realizados três encontros, para cada uma das seis turmas. A fonoaudióloga Giovana Domingos Micheli, formadora, orientou sobre o método, técnicas, atividades e materiais que podem ser produzidos pelos próprios professores. A cada encontro, os educadores levavam uma sugestão de atividade para aplicarem nas aulas para os alunos. Agora, eles encerram o ciclo com a apresentação dos resultados, todos positivos.
Também participaram dessa ação os professores adjuntos que, dessa forma, podem aplicar os conceitos nas aulas de reforço.
Segundo a supervisora de ensino, profª. Cate Cilene Rezende, responsável pelo projeto, “a formação continuada é necessária para melhoria na qualidade de ensino. Os professores têm a oportunidade de refletir sua prática e propor novas situações de aprendizagem”.
O Método Fônico 
A alfabetização através do Método Fônico consiste no desenvolvimento de associações entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras. A partir dessa sincronização, o aluno desenvolve, em atividades específicas, as sílabas, palavras e frases. O método pressupõe primeiramente o domínio do princípio alfabético – compreensão de que na escrita alfabética todas as palavras são representadas por combinações de um número limitado de símbolos visuais, as letras, e que estas codificam os fonemas – e, progressivamente, o conhecimento ortográfico. 

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Publicado por: Secretaria Municipal de Educação