Prefeitura entrega a alunos maleta de livros do Programa Magia de Ler


Os colégios da rede municipal de ensino promoveram nas primeiras semanas deste mês, a distribuição das maletas de livros do Programa Magia de Ler para alunos do Ensino Fundamental II. O programa é voltado à formação de leitores e traz material específico para cada série e contempla os alunos das séries do referido ciclo e professores de Língua Portuguesa. Os docentes também contam com formações para aplicarem o programa em sala de aula.
Os kits dos alunos são compostos por cinco livros e os dos professores contam com as mesmas obras e ainda com um guia com orientações para o desenvolvimento de projetos e atividades em sala de aula que garantem a execução do programa.
O programa é mais uma das iniciativas previstas no plano de ações Gente que Educa, por meio do qual a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, vem melhorando o ensino.  Já foram implantados o Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação - PCHAE, voltado à alfabetização científica; o Visual Class, em forma de software para criação de aulas multimídias; o projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, dirigido ao ensino de música; e, agora, o foco recai sobre a disciplina de Português com o programa que pretende melhorar o ensino da leitura e escrita.

Maletas e Projetos por série

Na maleta do 6º ano, dentre outras obras do gênero “narrativa de aventura”, estão os clássicos As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, e A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne.  Um dos projetos para a sala de aula propõe a criação de um diário de aventuras descrevendo viagens a lugares imaginários.
O clássico que se destaca na maleta do 7º ano é Meu Pé de Laranja Lima e uma das propostas é projeto “Escrever como um crítico”, que incita o desenvolvimento de uma resenha crítica para ser publicada no mural do colégio, blog ou outros espaços de comunicação.
Para o 8º ano uma das propostas é a adaptação teatral a partir da obra Amores em Cena Numa Noite de Verão, de Gerlis Zillgens, inspirada pela obra de William Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão.   
A maleta do 9º ano vem recheada de contos policiais, por isso os livros-destaque trazem a personagem-mor do gênero: Sherlock Holmes. Um dos projetos propõe a produção escrita de contos policiais inéditos. 
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação