Prefeitura promove capacitação para todos auxiliares de desenvolvimentos Infantil da rede


Empenhada em oferecer um ensino de qualidade já na primeira infância, durante esta semana, de 06 a 10/10, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza série de palestras, no próprio prédio da SME, nos períodos da manhã e tarde, para os 597 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil da rede sobre Desenvolvimento Humano. Voltada à área da Psicologia e aplicada por especialistas do ramo, a palestra tem como objetivo o aprimoramento da função, considerando a importante atuação desse profissional para o desenvolvimento das crianças.
Através de orientações, discussões e dinâmicas, alguns dos assuntos que estão sendo abordados são relações intra e interpessoais, sensibilização/empatia e autoconhecimento, aplicados para a criação de consciência realizadora e identificação e solução de conflitos, ações que elevam a atuação dos ADI’s, propósito da iniciativa.
O treinamento ainda contempla uma segunda etapa, de 13 a 22/10, que acontecerá na Etec Bartolomeu Bueno da Silva, na Fazendinha, nos períodos da manhã e tarde. Por meio de questionário, dinâmicas e entrevista, um levantamento do perfil de cada profissional será feito e, posteriormente, de 10 a 18/12, uma devolutiva individual com orientações.
A ideia de auxiliar os ADI’s com esse treinamento surgiu da própria sugestão deles através de representantes eleitos em cada escola; a prefeitura ouviu os requerimentos e passou a atendê-los. Segundo a solicitação, os profissionais sentiam-se despreparados para lidar com alguns conflitos e determinadas carências das crianças.
O Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Jonathan Monteiro da Mota, do colégio Montanha Encantada, afirmou que a “formação veio em boa hora”, considerando a inclusão da educação infantil (que compreende 5 e 6 anos) à Educação Básica pela Lei de Diretrizs e Bases, o que remota ao número crescente de profissionais na área, nem sempre devidamente preparados; e destaca que “muita coisa abordada na palestra não está na faculdade”.
 Dentre os pontos da discussão, ele sublinhou “conhecer o lado da criança é primordial no nosso trabalho e essas reciclagens contribuem para isso, por que as coisas evoluem” afirmou em relação as constantes e recentes pesquisas que apontam sobre o comportamento e desenvolvimento da criança. “A partir do momento que você conhece a criança, você sabe como trabalhar com ela; entender o lado da criança é usar sua realidade para trabalhar com ela, a criança tem sua lógica”.
Dos conceitos discutidos, o que mais chamou sua atenção trata das “fases de desenvolvimento da criança, pois a creche faz uma separação por idade/série, delineando essas fases podemos entender o que significa o que as crianças estão fazendo” e exemplifica “por exemplo, entre 2 e 3 anos a criança passa pela fase oral e coloca tudo na boca, é seu jeito de perceber o mundo, então é necessário saber tratar isso, não podemos dar uma bronca na criança por isso, para ela é natural”.
Sobre a etapa de levantamento do perfil dos profissionais, Mota ressalta “como posso trabalhar, se eu mal me conhecer. Isso vai ajudar a melhorar meu trabalho e vou levar para a vida profissional e também pessoal”.  


Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação