Prefeitura promove palestra com Dr. Bactéria para agentes de serviços de alimentação


Na última sexta, 17/10, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu palestra para os agentes de serviços de alimentação com o Biomédico Roberto Figueiredo, conhecido por sua atuação em programas de televisão como Dr. Bactéria. O propósito do encontro foi oportunizar o aprimoramento da função e zelar pelo compromisso de oferecer um serviço de qualidade aos alunos. O encontro foi na ETEC Bartolomeu Bueno da Silva, na Fazendinha, e contou com a presença de 170 profissionais.
Durante a ocasião, o palestrante deu dicas fundamentais sobre higiene, manutenção, armazenamento e utilização dos alimentos, alertando para os riscos à saúde que as bactérias podem levar, como as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), e fez encerramento com uma dinâmica de grupo para incentivar a mudança de hábitos, principal obstáculo da rotina na cozinha.
Sobre a importância desse encontro, o Dr. Bactéria afirmou “cada pessoa aqui representa centenas de crianças, centenas de boquinhas, e uma cozinha errada pode trazer dano, prejuízo à saúde delas, como as DTA’s; se incutirmos isso [as dicas] nas cabeças delas [agentes de serviços de alimentação], poderemos evitar muitos problemas”. Ele também cumprimentou a iniciativa da prefeitura “ela me procurou, pois sabe a responsabilidade que tem para com todos os seus munícipes”.
De tom descontraído, a palestra conduzida pelo doutor foi aprovada pelo público. “A forma que ele passa a palestra faz com que participemos, ela nos divertiu, ao mesmo tempo em que ensinou; ele nos envolve, sai do monótono”, afirmou a agente de serviço de alimentação, Severina Ramos Santos, do Colégio Municipal Ulysses Guimarães. Perguntada se aplicaria as dicas em sua rotina, certificou “com certeza, todas elas, tanto que está tudo aqui”, respondeu apontando para o celular, através do qual gravou as informações.
Para a nutricionista, Isabel Cristina Cassola Santos, uma das responsáveis pela organização do evento “todo trabalho no dia-a-dia acaba virando rotina e deixa de ser feito como deveria, então, é importante acontecer essa ‘reciclagem’, para que o correto saia da teoria e vire prática, rotina realizada dentro da cozinha”.
Essa não foi a primeira ação da prefeitura para o público. Em julho, os agentes passaram por uma semana de treinamento, sob o tema “Controle de qualidade” com as seguintes abordagens: controle de estoque; higiene e manutenção; e recebimento e armazenamento dos alimentos.
DTA’s (Doença Transmitida por Alimento)
Tratam-se de ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que estejam contaminados por microorganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas. Dentre as principais causas estão a utilização de Ingredientes crus contaminados; práticas inadequadas de manipulação; limpeza e desinfecção deficiente dos equipamentos; alimentos deixados à temperatura ambiente; descongelamento inadequado; e aquecimento, cocção ou reaquecimento insuficiente.

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação