Prefeitura realiza 1ª edição do Prossegue - Projeto de Segurança na Escola


Desde abril, os alunos de 6º ano dos colégios municipais Pref. João José de Oliveira, Pe. Anacleto de Camargo e Dep. Ulysses Guimarães contam com um reforço no ensino, trata-se do Prossegue (Projeto de Segurança na Escola) desenvolvido por meio de parceria entre Guarda Municipal Comunitária e Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa visa o preparo dos alunos sobre questões relacionadas à violência com palestras de sensibilização comandadas pelos próprios profissionais da GMC.
Entre tantos outros objetivos, o principal intuito é dar suporte aos alunos para prevenir situações geradoras de conflitos, como uso e tráfico de drogas, intolerância às diferenças, discriminações em gerais e até ajudá-los a lidar com problemas de ordem familiar a fim de que isso não constitua um comportamento violento ou intolerante. Fazem parte da grade do programa temas como “Ética e Valores sociais – Protagonismo Juvenil”, “Respeito à terceira idade” e “Bullying”.  
A formação é desenvolvida nos próprios colégios em dez encontros, um por semana, e os GMC’s que ministram o curso são preparados para cada assunto. As orientações também não ficam restritas a um único tipo de abordagem, mas são tratadas de forma dinâmica com oficinas de teatro e de bonecos, aulas de música com a banda da GMC, demonstrações com os cães do canil, dentre muitas outras.
Com base nos conhecimentos adquiridos, os alunos elaboram um trabalho final, o “Manual de Segurança Escolar”, que contém orientações para manter a segurança de todos, porém, os resultados vão muito além desse material, pois as crianças passam a ser agentes no processo da promoção da cultura de paz dentro e fora do ambiente escolar, um ganho de valor imensurável.
Clique aqui para visualizar as fotos
Vale citar que a escolha do 6º ano para participar do projeto deve-se ao propósito de dar continuidade ao trabalho realizado pela Polícia Militar com alunos de 5º ano por meio do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que tem a mesma finalidade do programa da prefeitura. Também é importante ressaltar que o número de colégios pode aumentar nas próximas edições, pois esta funcionou como um piloto, podendo ser futuramente estendida a um público maior. 
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação