Prefeitura se prepara para implantar sistemas de apostila para toda a rede de ensino


O ano letivo de 2015 na rede municipal começa com novidades em sala de aula. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, implantará novos sistemas de apostila para todos os segmentos. Educação Infantil e Ensino Fundamental serão contemplados pelo material do Sistema Educacional Família Escola - Sefe e o Ensino Médio, com o material do grupo Educacional Opet. A distribuição das apostilas começa com o término da formação dos professores; até o fim deste mês, os alunos estarão com o material em mãos.
Adequado para cada segmento, o material atende às especificações das faixas etárias e a etapa no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Além do aluno, os professores também receberão um kit com as apostilas, além do guia do professor com sugestões de trabalho e de itens complementares. Os docentes também contarão com formação de 40 horas para prepará-los a utilizarem a nova ferramenta.
A novidade é que, agora, os alunos da Educação Infantil, com idades entre um e cinco anos, também receberão apostila, além dos kits com materiais pedagógicos que já estão nos colégios como as bebetecas e os baús da turma da Mônica.

Clique aqui para visualizar as fotos

Sobre o material
Para alunos de um a três anos, do Infantil, as apostilas da Coleção Entrelinhas miram no desenvolvimento da oralidade, das percepções sensoriais, do pensamento criativo e da coordenação motora, por meio de múltiplas linguagens; os elementos gráficos que compõem o material renderam à publicação o Prêmio Jabuti de Projeto Gráfico Editorial. Ele ainda acompanha agenda, encartes, caderno “Minhas Vivências” para o registro do desenvolvimento das crianças, e adesivos e vem em formato de livro anual com folhas destacáveis.
Ainda no Infantil, para alunos de três a cinco anos, o material, parte da mesma coleção, vem estruturado em dois cadernos (semestrais), que propõe um direcionamento metodológico interdisciplinar baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil; com propostas lúdicas, possui linguagem gráfica-visual alegre e dinâmica, recheada de imagens. Também acompanha agenda, encartes e adesivos.
Já a Coleção Caminhos, composta por 16 volumes, é direcionada aos alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano; o material trabalha as sete áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física) de forma interdisciplinar. Para o 1º e 2º anos, o material vem dividido em dois cadernos (semestrais); para os demais anos, as apostilas vem em formato bimestral (quatro volumes). Como material complementar, além da agenda e encartes, os alunos receberão bloco de atividades para casa e livro de atividades de leitura e escrita.
“Trilhas” é o título da coleção para alunos do 6º ao 9º ano, Ensino Fundamental II; serão quatro volumes por ano do material que trabalha os componentes curriculares a partir de diretrizes metodológicas que propõem novos conhecimentos, sem descartar saberes prévios dos alunos, e o diálogo com a realidade e o cotidiano, para proporcionar uma aprendizagem significativa. Apresenta atividades diversificadas e complementares, ampliando as possibilidades de assimilação do conteúdo. Acompanha um livro calendário para que o aluno a organize das suas atividades escolares.
As apostilas do Ensino Médio, do Grupo Educacional Opet, são divididas em dois fascículos, o primeiro compreende Língua Portuguesa, Produção de texto, Literatura, Língua Inglesa, História e Geografia; o segundo, Química, Física, Biologia e Matemática. O material é dividido em quatro fascículos (bimestral) e conta com caderno semestral de atividades com questões do Enem, exercícios resolvidos e comentados e atividades em geral. Compõem o material, livros de sociologia e filosofia para os três anos do ciclo.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação