Professora da rede conquista 1º lugar no Prêmio Ação Destaque – SEFE com projeto voltado à Educação Infantil


O projeto “Um Conto para vida - Contos na Educação Infantil, um Resgate Cultural” da professora do Colégio Curumim I, Ana Paula Mazoni, conquistou o primeiro lugar, entre três finalistas, do 5º Prêmio Ação Destaque - SEFE, na Categoria “Educação Infantil 1 e 2”; ela recebeu prêmio no valor de R$ 2 mil. Ao todo, 20 municípios de todas as regiões brasileiras participaram da premiação realizada nos dias 19, 20 e 21 em Curitiba
A iniciativa tem como objetivo incentivar, valorizar, divulgar e promover o compartilhamento de experiências educativas de qualidade desenvolvidas por educadores de todo o país a partir da utilização dos recursos que compõem o SEFE.
O premiado projeto utilizou como fonte a Coleção Entrelinhas/ Infantil 1 e 2 do SEFE, seu público-alvo são crianças entre 18 meses e dois anos e meio, e o foco são os contos longínquos e tradicionais que referenciam o folclore, a cultura regional e as velhas brincadeiras, propondo o entrelaçamento deles com a realidade dos dias atuais por meio da recreação. 
As áreas do desenvolvimento abarcadas pelo trabalho envolvem a “Formação Pessoal e Social” e o “Conhecimento de Mundo” que estão relacionadas aos tópicos descritos nos Referenciais Curriculares para Educação Infantil (1998), como Identidade e Autonomia; MovimentoMúsica; Artes Visuais; Linguagem Oral e EscritaNatureza e Sociedade; Matemática e têm como desígnio promover experiências que garantam o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo das crianças.
 “Foi uma emoção enorme poder ver meu trabalho sair do anonimato para ser reconhecido como uma prática educacional de qualidade e participar do evento foi uma experiência muito rica, pois foi um momento de troca de idéias e experiências com educadores de várias regiões do país e é muito bom poder absorver esse aprendizado. E ouvir chamar meu nome, o nome da cidade foi uma grande satisfação, pra mim, motivo de muito orgulho” declarou Mazoni.

Sobre o SEFE
O Sistema Educacional Família Escola se constituí de um conjunto de recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos que garantem o processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sua proposta pedagógica foi projetada a partir de uma fundamentação sócio-histórica da educação e propõe um encaminhamento metodológico interdisciplinar, com ações planejadas e direcionadas aos alunos, aos educadores e às famílias.  Além dos materiais voltados aos alunos, há também materiais e cursos de formação continuada para os professores, material de apoio e palestras aos familiares, assessoramento pedagógico para as equipes técnico-pedagógicas das escolas e para a Secretaria Municipal de Educação.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação