Professores de Educação Física participam de palestra sobre universalização do Esporte


Esporte Educacional foi tema da palestra que aconteceu na terça (18/02), no Cine Teatro Coronel Raymundo, realizada pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer para 120 profissionais da área, incluindo professores da Secretaria Municipal de Educação. No encontro, Rodrigo Paiva, Doutor em Ciências Sociais com estudos voltados ao Esporte pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e formação inicial em Educação Física, destacou entre outros tópicos da discussão, a importância de garantir aos alunos o efetivo acesso ao esporte e às práticas corporais e elencou dicas de como tornar isso uma realidade.
 Este acesso é tratado pelos especialistas da área como universalização do Esporte. A ação consiste em adaptar os esportes para atender às especificidades de cada indivíduo, no caso aluno, de modo que eles sejam envolvidos através das habilidades corporais que possuam e se sintam capazes e instigados a praticar esporte, ao invés de se afastarem por não possuir uma determinada aptidão, o que é muito comum. Este foi o cerne da discussão.
O palestrante explicou que a peça-chave para criar a cultura da prática esportiva é despertar o gosto do aluno por isso, o que só é possível se o professor possibilita o sucesso dele nas atividades, fazendo adaptações para que ele não se iniba diante de uma atividade, mas a execute e prossiga praticando até tornar-se um sujeito desportivamente competente.
Para ele, um mau exemplo em quadra é colocar os alunos em uma fila para fazerem arremessos, ou atividade similar; depois de algumas tentativas sem sucesso, o aluno se convence de não ter essa habilidade e perde o gosto por isso. Segundo ele, “é o sucesso que mantém o sujeito em atividade” e tudo é uma questão de adaptar o jogo ou a atividade e fazer o aluno se sentir capaz de executar aquilo.
A prática esportiva tem papel fundamental no desenvolvimento da criança e do adolescente, inclusive como cidadão e ser crítico e, além disso, cria habilidades motoras e desenvolve o gosto pelo esporte que pode ser muito útil durante toda a vida na manutenção da saúde.
A palestra foi estendida à SME que há um ano criou o setor de título homônimo, por meio do qual já tem colocado em prática muitas ações e projetos para auxiliar o professor da disciplina. Em 2013, o setor trouxe renomados palestrantes para tratar de inúmeros temas e tem desenvolvido projetos como Atletismo Escolar, paralelo às atividades dentro dos colégios. E este será apenas o primeiro de muitos encontros para os professores de Educação Física este ano.  

Texto: Monyelle Braga

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação