Professores e gestores da rede participam de oficina de leitura e escrita com o Grupo Ler É Uma Viagem


Devido ao sucesso da primeira oficina, nesta quinta (07/08), o Grupo Ler É Uma Viagem retorna a Santana de Parnaíba para aplicar novamente workshop de produção textual para 60 professores e gestores da rede. O encontro é uma das ações do Programa Estrada para Cidadania, parceria entre a prefeitura por meio da Secretaria de Educação com a CCR Via Oeste-Rodoanel sobre Educação para o Trânsito e Sustentabilidade, e vem trazer propostas lúdicas para desenvolver a escrita com os alunos. Acontece no Cine Teatro, a partir das 9h.
Uma das atividades do programa é a produção de uma cartinha pelos alunos de 4º ano para ser entregue nos pedágios do sistema rodoviário Castelo-Imigrantes. A carta leva mensagens, apelos e instruções para um trânsito mais seguro e responsável.
 Por isso, em abril, todos os professores de 4º ano da rede participaram da oficina com o grupo que através de uma linguagem bastante lúdica e teatral apresenta as diversas possibilidades para o professor trabalhar leitura, escrita, produção textual com foco no gênero carta.
Na ocasião, o grupo trouxe a obra de Monteiro Lobato, “Dom Quixote das Crianças”, que mistura suas famosas personagens do Sítio do Picapau Amarelo com as da obra de Miguel Cervantes e fez uma releitura divertida recheada de música, esquetes e interação com o público. Agora, a proposta envolve a leitura preferida de cada expectador e trará nos mesmos moldes uma discussão sobre a leitura dentro e fora do ambiente escolar.
 
Programa Estrada Para Cidadania
Parceria entre prefeitura e CCR Via-Oeste Rodoanel volta-se à Educação para o trânsito e se destina a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, sendo que o 4º ano trabalha o tema “trânsito” e o 5º, “meio ambiente”. Seu objetivo é disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade, cidadania e segurança no trânsito e, assim, cumprir com seu propósito de preservar a vida. Além de Santana de Parnaíba, onde a parceria completa sete anos, ele existe em outros 17 municípios que fazem parte do sistema de atuação do Grupo CCR Via Oeste-Rodoanel.

Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação