Programa de Alfabetização na Idade Certa é iniciado no município


Foi dado início ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, do Governo Federal, em Santana de Parnaíba na sexta, 01/08, com uma aula inaugural para apresentação da iniciativa a diretores e professores da rede. Com intuito de promover um ensino cada vez melhor, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, captou o programa que tem por objetivo alfabetizar as crianças em Língua Portuguesa e Matemática até o 3º ano do Ensino Fundamental I quando têm oito anos.
Para tanto, o PNAIC prevê a formação continuada de professores, por meio de bolsas de estudo em universidades e ajuda de custo com transporte e alimentação concedidas pelo Governo Federal, e a disponibilização de material específico para alunos e professores do 1º, 2º e 3 º anos do Fundamental I, divididos entre materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais. Tudo com foco na alfabetização. Em Santana de Parnaíba, 5.158 alunos e 184 professores de 39 colégios serão diretamente beneficiados com formação e material.
Para o secretário de Educação no município, prof. Jailton Aparecido Rodrigues, essa é “mais uma iniciativa de sucesso, de extrema importância na formação dos alunos, pois o mais importante é a base que eles terão para aprender as demais coisas. É impossível aprender o restante, sem um bom processo de alfabetização”.
E a coordenadora do programa no município, a supervisora de ensino Edite Adriana dos Santos Carneiro, sobre o PNAIC ressalta “para nós é importante na elaboração de um currículo único no processo de alfabetização dos colégios da rede, sendo que as orientações de trabalho do programa serão integradas ao trabalho que já é realizado, de modo a assegurar que ao final do 3º ano, nossos aluninhos estejam aptos a redigir um texto, escrever, ler e interpretar situações-problemas”.
Neste ano, o PNAIC se resumirá a formação dos professores alfabetizadores e só em 2015 a iniciativa fará parte da rotina das 185 salas dos pequenos de seis a oito anos matriculados na rede. 


Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação