Projeto Olhares Cruzados, em Santana de Parnaíba, promove palestras para instituir o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na rede


Para garantir o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em escolas do município, a prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a OSCIP Imagem da Vida tem realizado palestras e encontros para os gestores escolares com especialistas no tema.  Os encontros integram o Projeto Brasil Cabo-Verde Olhares Cruzados e o último aconteceu na terça (17), na Secretaria Municipal de Educação, sob o comando das educadoras e escritoras Kiusam de Oliveira e Rosa Maria Tavares Andrade, que trataram do tema Contatos e Vivências: Identidade Étnico-racial nas Relações Cotidianas e na Vivência Escolar.
 
Na ocasião, com tom de conversa casual, as palestrantes, ambas Doutoras pela Universidade de São Paulo (USP) e escritoras reconhecidas, levantaram uma discussão sobre as velhas concepções ligadas à etnia, história e cultura negras e propuseram uma reflexão para que tais conceitos passem a ser interpretados, apresentados e ensinados com o devido valor, ao contrário da forma pejorativa de costume. E como o tema sugere, elas abordaram o assunto a partir de suas vivências e experiências.
 
O encontro é o terceiro de um circuito de seis palestras previstas no projeto, por meio das quais, espera-se sensibilizar os gestores escolares sobre a imprescindibilidade desse ensino e facilitar sua aplicação na sala de aula. E, dessa forma, cumprir com a Lei 10.639 de 2003 que determina como obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
 
No primeiro encontro, a presidente da OSCIP Imagem da Vida, Dirce Carrion, apresentou a metodologia de trabalho da organização. No segundo, o convidado foi o doutorando em Antropologia Social da USP e membro do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe-USP) e do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU/USP), Rosenilton Silva de Oliveira, que abordou o tema Etnicidade e identidade étnico-racial na contemporaneidade.
 
As novas diretrizes já estão em execução nos 68 colégios da rede em todos os níveis de ensino. E no Colégio Municipal Aurélio Gianini Teixeira, no bairro Cururuquara, foi implantado com sucesso um projeto associado. Por meio dele, os alunos fazem parte de um intercâmbio cultural com crianças de Cabo-Verde, país africano de Língua Portuguesa, no qual eles trocaram objetos representativos de sua cultura e participaram de outras formas e interação, como cartas e vídeos. O bairro foi selecionado para implementação do projeto, dada a preservação da cultura africana ali.
 
 
 
 
Troca de Olhares
 
O Projeto Olhares Cruzados chegou ao município após a visita à Secretaria Municipal de Educação da Dra. Vera Duarte, escritora, desembargadora e ex-ministra da Educação de Cabo-Verde, trazida pela Imagem da Vida, idealizadora do projeto, que, por sua vez, chegou à cidade atraída pela forte presença da cultura negra local por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
 
Na ocasião, ela apresentou aspectos da cultura de seu país presentes em Santana de Parnaíba, como o samba de bumbo, preservado no bairro Cururuquara, no município.
 
As palestrantes
 
 Kiusam de Oliveira é Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo e autora dos livros Omo-Oba: Histórias de Princesas e O Mundo no Black Power de Tayó. Ela é reconhecida pelo seu ativismo em prol das causas negras e por ser co-responsável pela implementação da Lei 10.639/03, que dispõe sobre o ensino das africanidades.
 
Rosa Maria Tavares Andrade é Doutora em Biologia nos Meios de Comunicação pela Universidade de São Paulo, educadora e apresentadora do programa Fazendo Escola da TV Cultura e além de ser membro do grupo de trabalho para assuntos afro-brasileiros na Secretaria Estadual de Educação e no Ministério da Educação trabalhou para incluir temas étnico-raciais no ensino da Biologia.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação