Santana de Parnaíba implanta Programa de Alfabetização Científica.


O Programa Ciência Hoje de Apoio a Educação (PCHAE) teve início, esta semana, em Santana de Parnaíba, com a formação continuada de professores do 4º ao 9º anos da rede municipal de ensino. O PCHAE foi implantado no município por meio da parceria entre o Instituto Ciência Hoje (ICH) e a Secretaria de Educação com o objetivo de melhorar o ensino de ciências na rede municipal e integra o “Gente que Educa”, conjunto de ações educacionais articuladas, voltada à melhoria da qualidade de ensino na rede pública da cidade.
Com a implantação do PCHAE, os alunos do 4º ao 9º da rede municipal têm acesso a revista Ciência Hoje das Crianças. A publicação, que é pioneira na divulgação científica direcionada ao público infantojuvenil, trabalha textos científicos através de temas cotidianos e traz ilustrações, jogos, poesias, galeria de bichos ameaçados de extinção e experimentos apresentados numa linguagem atraente para os estudantes.
Já os professores envolvidos, passam a ter o suporte do curso de formação docente para o trabalho com a revista em sala de aula e o desenvolvimento de projetos científicos junto com as crianças. Ao todo, serão seis encontros presenciais até o final do projeto. No encontro desta semana, o primeiro realizado no município, foi apresentado o planejamento do curso com as metas e objetivos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades científicas no cotidiano escolar a partir da publicação.
O resultado de todo esse aprendizado será apresentado ao final do projeto, em mostras científicas para a comunidade.
“Nosso diagnóstico, feito nesses primeiros meses, nos mostrou, entre outras coisas, a necessidade de investir na qualidade do ensino de ciências e também ampliar a oferta de instrumentos para estimular a leitura e o letramento. Por isso, optamos pelo PCHAE como a primeira ação do “Gente que Educa”, explica o secretario de educação do município, Jailton Rodrigues.
 Sobre o PCHAE
O Programa Ciência Hoje de Apoio a Educação (PCHAE) foi criado em 2001 pelo Instituto Ciência Hoje (ICH), entidade ligada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e tem o objetivo de promover a alfabetização científica, a leitura e o letramento nas escolas públicas do país e contribuir para a melhoria da educação básica. Para promover a inserção da ciência como elemento vivo no cotidiano dos alunos, o projeto utiliza a revista Ciência Hoje das Crianças  como instrumento de aprendizagem e desenvolve um amplo programa de formação de professores. 
O programa já beneficiou mais de 600 mil alunos e 13.600 mil professores, e em 2012 recebeu o Prêmio ODM Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), em reconhecimento à sua contribuição para promover a educação básica de qualidade para todos.
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Publicado por: Secretaria Municipal de Educação