Santana de Parnaíba agora faz parte do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


A prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez sua adesão ao Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A iniciativa significa assumir formalmente o compromisso junto ao Ministério da Educação de alfabetizar as crianças até os oito anos, quando estão no 3º ano do Ensino Fundamental I, e, para tanto, o Governo Federal fornece material apropriado para os alunos e formação para os professores das séries envolvidas.
Vale ressaltar que o programa prevê a alfabetização das crianças em Língua Portuguesa e em Matemática e que se articula entre diferentes componentes curriculares. Da mesma forma, que neste ano, as atividades do PNAIC no município se resumirão à formação dos professores e só no ano que vem ele chegará às salas de aula das primeiras séries do Fundamental I.
As ações do PNAIC apóiam-se em quatro eixos: 1) Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores; 2) Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; 3) Avaliações sistemáticas; e 4) Gestão, mobilização e controle social.

Os quatro eixos do PNAIC:
A formação dos professores alfabetizadores será de 160 horas, em uma faculdade da região escolhida como pólo, e visa dar suporte para os profissionais atuarem nessa tarefa e com material específico. Os professores receberão uma ajuda de custo destinada à alimentação e transporte em dias de formação, e todos os professores das séries envolvidas introdutório – 2º e 3º anos – do município participarão.
O material didático é composto por livros didáticos (entregues pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (PNLD); jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo Plano Nacional Biblioteca da Escola); obras de apoio pedagógico aos professores; além de jogos e softwares de apoio à alfabetização.
As avaliações são divididas em componentes: 1) processuais realizadas pelo professor continuamente; 2)Provinha Brasil que permite acompanhamento através de sistema informatizado;e 3) Avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais –INEP.
A atuação do eixo Gestão, Mobilização e Controle social consiste na formação de Uma Coordenação Municipal, responsável pela implementação e monitoramento das ações na sua rede. 
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação