Santana de Parnaíba participa da Conae para discutir propostas de melhorias para Educação


Entre os dias 27 e 29 de setembro, aconteceu no Centro de Convenções de Serra Negra a etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação 2014. Conhecida apenas como Conae, a conferência consiste num debate, em primeira instância, municipal e, depois, estadual que discute propostas de melhorias para Educação. Essas propostas são confrontadas nas etapas e formam documentos que são apresentados ao MEC, em Brasília, e compõem o Plano Nacional de Educação (PNE). Santana de Parnaíba marca presença na assembléia representada por cinco delegados.
Na ocasião, os delegados de Santana de Parnaíba, junto de representantes de municípios vizinhos, apresentaram documento com 50 páginas de moções que estão associadas a setes eixos – organização e regulação do PNE; Educação e diversidade; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; qualidade da Educação; gestão democrática com participação popular e controle social; valorização dos profissionais da Educação; financiamento da Educação, gestão e transparência.
Dentre as inúmeras propostas, a supervisora de Ensino Edite Adriana Santos Carneiro, que representa o município como gestor de Educação básica, destaca as que dispõem sobre a valorização do profissional da Educação, no que tange a remuneração e investimentos na sua formação, e sobre educação inclusiva. São duas frentes que já são trabalhadas no município com afinco, por meio de diretrizes municipais.
Ela, junto dos outros quatro delegados, participou de ao menos 15 reuniões para elaborar o documento. Eles representam os interesses da educação básica privada, dos professores, do Conselho Municipal de Educação, do ensino superior privado e dos pais.
Sobre tal representatividade o diretor pedagógico de ensino, Sandro Aparecido Ferreira, sublinha a expressividade do número de candidatos a representar o município, considerando que é comum que muitas cidades, por falta de candidatos, fiquem de fora da Conae. “Isso mostra que com nosso trabalho temos conseguido envolver as pessoas que vivem ou são servidores no município; que nossa convicção pela Educação e pela importância da participação da sociedade civil pra que ela aconteça, e se revela em ações e conversas casuais, tem sensibilizado a cidade” afirmou.
A criação do Plano Nacional de Educação foi sugerida ao Congresso em 2010 pelo Governo Federal, e suas diretrizes, metas e estratégias afetam diretamente o funcionamento e a qualidade da Educação. Motivo que torna imprescindível a participação e contribuição dos municípios. 

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação