Santana de Parnaíba inova mais uma vez na Educação e traz o ensino de música para escolas


Na última quarta (02/04), aconteceu no Cine Teatro Coronel Raymundo, no Centro Histórico, o lançamento do projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Ele faz parte do plano de ações educacionais articuladas “Gente que Educa” e vem para oportunizar o ensino de música nos colégios. As séries contempladas, inicialmente, serão pré I e II (Educação Infantil) e todo Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano).
Para isso, os alunos das séries envolvidas ganharão kit com livro, contendo cantigas e indicações de brincadeiras relacionadas, além de Cd e Dvd do grupo Palavra Cantada. Os professores que participarem também ganharão material. Outro pilar do empreendimento é a formação dos docentes que vem para dar suporte aos profissionais em sala de aula.
O projeto foi criado e instituído nas escolas de ensino básico do município para proporcionar o acesso às brincadeiras musicais que geram, por sua vez, inúmeras possibilidades de desenvolvimento dos alunos, como explicou Gabriel Levy, um dos fundadores do projeto e palestrante da ocasião.
Segundo ele, o ensino da música cria nos alunos a sensibilidade musical, além de estimular o movimento do corpo, o desenvolvimento motor e ser reforço na construção do raciocínio lógico e hipotético, entre muitas outras contribuições que pode promover.
Sobre a presença do ensino musical na escola, ele sublinhou “a música é uma forma de expressão natural do ser humano, nãos existe cultura sem música. E uma linguagem tão importante não pode ficar fora da escola. Às vezes, num dia, não temos contato com algum conteúdo de uma disciplina, mas é impossível não termos contato com a música ao longo do dia. A escola não pode desprezar algo tão fundamental”.
Considerando isso, em 18 de agosto de 2008, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei Nº. 11.769 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Mas como pode ser observado, poucas escolas ou municípios prezam pelo seu cumprimento. Isso legitima o interesse de Santana de Parnaíba em promover uma educação completa e de qualidade.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação