Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba encaminha, neste primeiro semestre, 829 alunos ao mercado de trabalho


Por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, encaminhou, de janeiro até o fim de maio, 829 alunos para vagas de estágio e para participarem do programa Aprendiz Legal.  A secretaria enviou formulários aos colégios que foram repassados ao CIEE como forma de cadastramento.
 A ação conjunta foi aplicada inicialmente em uma parcela das escolas como projeto piloto, mas tendo em vista o sucesso da empreitada, o convênio se estenderá a todos os colégios e uma equipe do Ciee passará, com início do próximo semestre, nos colégios para divulgação do programa e realização do cadastro. O esforço tem por objetivo assegurar o acesso as vagas de estágio, considerando que há alunos sem acesso a internet, e também estimulá-los dentro do ambiente escolar.
Sobre as vagas, há oportunidades nas áreas de comércio, varejo, produção, logística, teleserviço e até administrativa. Nos dois programas, os jovens são remunerados, porém o Aprendiz Legal gera registro em carteira, enquanto o Programa de Estágio não gera vínculo empregatício. O primeiro dura, no mínimo, 11 meses e o segundo não tem tempo mínimo, mas o máximo que é dois anos.
Os dois programas têm por objetivo a inserção dos jovens no mercado de trabalho e foco na assistência social. O Programa Aprendiz Legal volta-se para público de 14 a 24 anos, alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou formado no Ensino Médio. O Programa de Estágio é para público acima de 16 anos que esteja devidamente matriculado e cursando Ensino Médio, Técnico ou Superior.
Os alunos podem realizar o cadastro no CIEE pelo site WWW.ciee.com.br
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação