SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO COM REGINA SHUDO PARA AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE TODA A REDE


Tendo em vista a ausência de palestras, oficinas e formações em geral para os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, a equipe de assessoria desse ciclo da Secretaria Municipal de Educação foi a grande responsável pelo encontro que aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de abril entre os profissionais da área com a palestrante Regina Emiko Shudo.
A ministrante que é formada pela Universidade Estadual de Maringá e tem mais de 27 anos de experiência no campo educacional, nas funções de coordenadora e diretora de instituições de ensino, como docente em universidades e que atualmente trabalha como consultora para redes de ensino e com produção de livros didáticos voltados à educação infantil/alfabetização, trouxe orientações técnicas sobre a importância do brincar na Educação Infantil (título da palestra) como importante fator no desenvolvimento das funções cognitivas, do raciocínio lógico e da coordenação motora das quase seis mil crianças atendidas nas 24 creches da rede.
 Há na rede municipal de educação 438 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que divididos em seis grupos participaram desse encontro e que por meio do qual será feita uma compilação com brincadeiras sugeridas por eles que posteriormente será distribuida nos colégios.
“Acho que a palestra foi excelente, muito proveitosa e espero outras com a mesma profissional” disse a ADI Débora Gonçalves Dias M. Silva que acredita que as orientações recebidas farão diferença nas salas de aula; “o lúdico é a base da educação” completa Rosângela Almeida Silva.
A Educação Infantil que atende crianças de seis meses até os cinco anos não prevê a alfabetização, mas a apreensão de conceitos gerais (cores, formas, letras números...) muito facilmente associados nas brincadeiras e atividades afins. Ainda segundo a especialista e palestrante “A brincadeira é fator preponderante no desenvolvimento da criança e toda a forma de brincar é importante; através da brincadeira a criança se relaciona, interage com o mundo e com os outros, se desenvolve física, social e emocionalmente” e acrescentou “de zero a seis anos o ser humano passa pelo período mais importante do desenvolvimento neurológico”.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação